Notícias

1 12/06/2017 15:31

A homenagem está prevista para acontecer no dia do aniversário da cidade. Segundo Peu, projetos como este são fundamentais para transformar a vida desses jovens.

Com o tema São João Pneumático a escola Municipal Dinorah Lemos da Silva, que fica localizada no bairro da Catiara, fará uma linda homenagem ao artista filho de Amargosa Peu Meurray. Além da música, da arte e da cultura, os alunos exploraram questões de sustentabilidade a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo músico na construção de instrumentos e objetos feitos a partir da reciclagem de pneus.

O professor Carlitos Muñoz, um dos idealizadores deste trabalho, explicou a proposta do projeto. "A apresentação da nossa escola intitulada - O FILHO DA TERRA, consiste num conto, onde os alunos de forma lúdica e teatral contam a história do surgimento de Amargosa, sua relação com o forró e o surgimento de Peu Meurray nesse contexto".

Carlitos Muñoz contou ainda para a equipe de reportagem do site FM Vale que a idéia surgiu com a definição do tema do São João enviado pela secretaria de educação. Ele explicou que junto com o tema veio também a solicitação para uma apresentação na Praça do Bosque, no dia do aniversário de Amargosa, em 19 de junho. "A proposta para nossa escola era de cantar. Uma espécie de coral. Estávamos em busca de alternativas para valorizar o pertencimento do aluno pela escola, pelo bairro e pela comunidade. Surgiu a idéia da construção de ações sustentáveis e foi nesse momento que Peu Meurray caiu como uma luva. Os alunos receberam bem a idéia. Além disso, eles gostam muito de música e se fascinaram com os tambores de pneu de Peu", destacou Muñoz.

Conversamos com Peu Meurray para saber dele como é receber uma homenagem tão bonita como esta. Ele falou um pouco sobre sua trajetória e a alegria em poder ver o seu trabalho reconhecido. "Esta homenagem é muito importante principalmente por representar a realização de um sonho em ser reconhecido como musico e artista que saiu de Amargosa aos 17 anos. Posso dizer que amargosa me deu régua e compasso para que eu descobrisse o mundo e desenvolvesse o dom da musica", disse.

Meurray falou ainda sobre os projetos que pretende implantar na sua terra natal. "Estou pensando em implantar na rede escolar de Amargosa o projeto dos pneus, incluindo futuramente os tambores e caixas de som que poderão ser utilizados como uma espécie de rádio escolar. Estamos muito afim de fazer a diferença com o trabalho sócio cultural ambiental. Esse é o nosso sonho e logo estaremos com uma sede da Associação Galpão Cheio de Assunto em amargosa para poder atender as demandas de projetos e editais".

A homenagem está prevista para acontecer no dia do aniversário da cidade. Segundo Peu, projetos como este são fundamentais para transformar a vida desses jovens. "A musica me deu vida e conhecimentos, mas confesso que aprendo muito mais quando estou ensinando. Venho de berço de educadores. Minha mãe e minhas irmãs trazem na veia uma grande comunicação educacional. Precisamos de projetos, estrutura, incentivo e determinação para construirmos uma teia cultural gigante. Fico muito feliz saber que um humilde filho da terra pode trazer referencia e interesse aos alunos da escola Dinorah", ressaltou Peu Meurray.

Redação Vale FM - Jadson Ribeiro 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.