Notícias

1 03/05/2017 15:40

Apenas 1814 dos mais de 5 mil municípios brasileiros são atendidos pela tecnologia 4G. O alerta foi feito nesta quarta-feira (03) pelo senador Jorge Viana (PT-AC), em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Ainda segundo o parlamentar, 575 cidades sequer são atendidas pelo sistema 3G, o que, a seu ver, deixas essas populações excluídas do mundo digital.

A CCT aprovou, para envio ao Plenário, três requerimentos com pedidos de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Todos de autoria de Viana, que pretende obter, por exemplo, dados relativos aos indicadores de qualidade dos serviços; as metas e os índices alcançados pelas operadoras nos últimos anos; a velocidade média das conexões; e a situação dos municípios atendidos pela Telebras, além de informações sobre programas do governo, como o Plano Nacional de Banda Larga.

— A situação é delicada porque há rapidez nas mudanças de tecnologias, e os esforços para modernizar nossa estrutura de rede não foram bem sucedidos. Esta é uma constatação —lamentou.

Política pública

A situação da banda larga no Brasil foi a política pública escolhida pela CCT para avaliar em 2017. Jorge Viana é o relator do tema e lembrou que audiências públicas já começaram a ser realizadas. Os requerimentos apresentados, acrescentou, estão dentro do plano de atuação definido previamente.

— Nesta primeira fase, nossa intenção é buscar informações precisas, por isso precisamos dessas informações. Já iniciamos as audiências e estamos cumprindo nosso plano de trabalho — justificou.

Na reunião desta quarta, os parlamentares também leram quatro relatórios sobre outorgas de serviços de radiodifusão e aprovaram ofícios relativos a mudanças de controle societário de empresas.

Tribuna da Bahia







Rua Tiradentes, 30 – 5-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.