Notícias

1 10/04/2017 00:38

Quando se trata de festejos juninos, existe praticamente um consenso quanto ao nome da cidade de Amargosa como um dos destinos preferidos por turistas e visitantes de todo o Brasil. Hospitalidade, aconchego e tradição cultural, são alguns dos adjetivos que resumem bem o que representa esta grande festa, que nos últimos anos cresceu de forma considerável e  reassumiu o protagonismo no diz respeito aos festejos juninos no Estado da Bahia.

Em 2016, o Ministério do Turismo divulgou reportagem  em seu site com a seguinte afirmação:  "A Cidade Jardim, Amargosa, está para o São João da Bahia assim como o carnaval de Salvador está para o Brasil". 

Para termos uma noção mais clara sobre o tamanho e o retorno que os festejos juninos têm em relação ao aspecto econômico, dados da Secretaria de Turismo do Estado dão conta que o movimento no comércio registrado durante o São João na Bahia, só perde para o Natal. Ou seja, é considerado maior que o Dia das Mães e o Carnaval, por exemplo.

Para esta edição 2017, a expectativas são bastante positivas. A empresária Lea Souza, diretora e fundadora de uma das maiores agências de viagens do Estado da Bahia, a Veromundo Turismo, acredita numa procura ainda maior este ano. Segundo ela, existem vários fatores positivos, com destaque expressivo para a união de forças entre iniciativa pública (prefeitura) e a iniciativa privada (produtores e empresários). Ela acredita que esta parceria trará resultados impactantes. “Nos últimos anos, o São João de Amargosa voltou a crescer e a despontar novamente como principal destino no período junino. Existe atualmente uma aliança estratégica entre os realizadores que colaboram para construir a festa. A expectativa é que tenhamos um sucesso de público ainda maior, inclusive, nossa estimativa é dobrar o número de turistas, em relação ao ano passado”, destacou Lea Souza, que conversou com a equipe do site Vale FM, logo após participar de um encontro com o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, na última quarta-feira (05), com o objetivo de desenvolver estratégias conjuntas para recolocar Amargosa como principal destino junino.

A procura por casas para serem alugadas durante o período da festa já começou. Segundo Vanessa Oliveira, moradora de Amargosa, logo após o carnaval, várias pessoas começaram a entrar em contato em busca desses imóveis. Ela conta ainda que já alugou a própria casa e a casa da sua mãe. “A procura por casas já é grande e as nossas expectativas para o São João deste ano são as melhores possíveis”.

Além do turismo, outro ponto de destaque na festa de São João é a perspectiva da potencialização do Turismo Gastronômico, que inclui a comercialização de bebidas como o licor de jenipapo, comidas típicas, com destaque para canjica, milho, amendoim e a tradicional carne do sol de Amargosa. Esses são apenas alguns exemplos que demonstram o quanto a festa junina é importante para impulsionar a economia local e promover geração de renda. 

Em 2017, o São João de Amargosa acontece entre os dias 22 e 25 de junho. Além de grandes atrações que vão se apresentar gratuitamente na Praça do Bosque, o Forró do Piu Piu que completa 20 anos, e o Arrasta Pé Zona Rural, que em 2016 contou com a participação do cantor Seu Jorge, prometem muitas novidades.

Durante toda a semana, a equipe do site Vale FM buscará novas informações sobre a estrutura da festa, atrações confirmadas e muito conteúdo exclusivo.

Redação Vale FM: Jadson Ribeiro







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.