Notícias

1 02/03/2017 16:00

Na avaliação feita pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Segurança Pública, Turismo, Cultura, da Promoção da Igualdade e de Política para as Mulheres, na manhã de ontem, no Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos, o saldo do carnaval de Salvador foi considerado bastante positivo em todos os aspectos.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, graças ao trabalho conjunto com as polícia Militar, Civil e Técnica, e Corpo de Bombeiros,  o nível de segurança foi o melhor dos últimos anos. Os dados da SSP revelaram que houve uma redução de 60% no número de homicídios e tentativas de homicídios e de 65%  nos crimes contra o patrimônio e 45% nos roubos, em relação ao carnaval de 2016.

O governo também apresentou números otimistas em relação ao turismo, destacando que houve uma ocupação que em alguns locais chegou a 100% da rede hoteleira. Segundo explicou o secretário do Turismo, José Alves, a divulgação da Bahia como um dos destinos a ser buscado pelos turistas no exterior vai ser intensificada este ano, com a realização de  feiras e eventos internacionais. O primeiro deles já começa esta semana, com uma feira na Colômbia.

Investimentos
Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, contudo, tudo isso só foi possível porque houve um planejamento antecipado para a organização da infraestrutura de atendimento no carnaval.  Ele disse que a ideia é começar nos próximos dias uma análise mais detalhada do que pode ser melhorado e aperfeiçoado para a festa do próximo ano.
O Governo do Estado investiu R$ 43 milhões, disponibilizando na capital e nas  demais 31cidades do interior do Estado, 25 mil policiais. Com isso, foi possível alcançar uma produtividade nas ações policiais, com mais de  um milhão de revistas nos 46 portais de segurança na entradas no carnaval de Salvador , apreender 1.053 objetos perigosos, 2.900 pessoas conduzidas para averiguações, resultando na prisão em flagrante de 69 delas, e 1.700 termos circunstanciados de ocorrências.

Rui almoça
“Nossos policiais e bombeiros trabalharam com absoluto profissionalismo e competência nesse Carnaval, que é o melhor de todos os tempos do ponto de vista da segurança pública e também da alegria do nosso povo”, avaliou o governador Rui Costa, nesta Quarta-feira de Cinzas (1º), durante a tradicional feijoada da Polícia Militar, servida aos profissionais da segurança pública que trabalharam na folia. 
Em pronunciamento antes da feijoada, o governador parabenizou os militares pelo trabalho.

“Nossas tropas têm a maior experiência para lidar com grandes eventos públicos em todo o Brasil. Não é à toa que estamos celebrando a redução nos atos de violência em relação ao ano passado. A cada ano nós estamos crescendo na escala da competência e do profissionalismo”, acrescentou Rui.

Antes do almoço, além de se apresentar ao governador, ao secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e ao comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, as tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participaram da também tradicional corrida do Batalhão de Choque. 

Os militares saíram da Avenida Adhemar de Barros em direção ao camarote da PM, próximo ao Morro do Gato. Mesmo sob forte sol, muitos foliões participaram da corrida para prestigiar e aplaudir os serviços dos profissionais. Mais de 25 mil policiais - entre militares, civis, técnicos e bombeiros – atuaram no Carnaval deste ano.

Tribuna da Bahia







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.