Notícias

1 27/02/2017 15:50

Até às 18h deste domingo (26), foram realizados 60 atendimentos relacionados ao Carnaval nas unidades de pronto atendimento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Este número é 27,7% menor do que o contabilizado no mesmo período de 2016. A unidade com maior número de ocorrências é o Hospital Geral do Estado (HGE), com 41 notificações, sendo 25 vítimas de agressão física, cinco por queda, três por intoxicação exógena, três por exposição ao fogo, duas de agressão por arma de fogo, dois atropelos e um por ferimento acidental.

Já nos hospitais gerais Ernesto Simões Filho (HGESF), Roberto Santos (HGRS), Menandro de Faria (HGMF) e Eládio Lasserre (HEL) foram registrados 17 atendimentos relacionados à folia momesca. Nas unidades de emergência do Curuzu e de Pirajá foram registrados apenas dois atendimentos por agressão física, sendo um em cada uma delas.

Postos de testagem

Ontem (24), primeiro dia de funcionamento dos postos de testagem rápida para diagnóstico de sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C na capital baiana, foram feitos 225 atendimentos. Destes, cinco foram reagentes para HIV, todos do sexo masculino, que foram orientados e encaminhados para o tratamento. Também foram detectados 17 casos de sífilis, sendo nove em homens e oito em mulheres, enquanto o teste para Hepatite B contabilizou um caso, sendo outro registrado para Hepatite C. Já em Porto Seguro, dos 280 atendimentos foram notificados seis reagentes positivos para sífilis e um para HIV/Aids.

Hemoba

Com o slogan “Não fique parado, doe Sangue”, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2017 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. O posto de coleta da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funcionará normalmente durante os dias de Carnaval, inclusive na segunda e terça-feira (27 e 28), das 7h30 às 18h30. A unidade estará fechada apenas hoje (domingo). Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será a partir das 13h.

Vigilância Sanitária

De acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) hoje, monitorou três hospitais de grande porte, inspecionando cinco UTIs e inspecionando mais um hospital de grande porte e um pronto atendimento. A Divisa ainda monitora a empresa fornecedora de alimentação para a Polícia Militar. Os técnicos julgaram sete processos administrativos sanitário.

Nos dias 24, 25 e 26 foram fiscalizados 145 estabelecimentos. Nesses dias, 43 estabelecimentos foram notificados por descumprimento da legislação sanitária. Os técnicos da Divisa realizaram ações educativas em hotéis, albergues e pousadas, visando a prevenção de DSTs, além de orientarem quanto à realização de ações de controle do mosquito Aedes aegypti.

Unidades inspecionadas

Desde a última quinta-feira (23), a Corregedoria da Sesab está inspecionando as unidades estaduais visando o cumprimento das escalas de plantão dos servidores. As equipes atuam em regime de plantão de 24 horas. Neste domingo foram realizadas 16 inspeções, sendo 18 servidores notificados. Desde o início do carnaval, a Corregedoria já realizou notificou 80 deles.

Ascom/Sesab







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.