Notícias

1 01/09/2016 12:14

Os fiéis e devotos da Padroeira do Brasil, viveram uma noite que jamais será esquecida.

Toda comunidade católica canavieirense e regional festejou entoando cânticos a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a cidade de Canavieiras na noite desta quarta-feira (31).

Já passava das 19:50h da noite quando uma multidão de católicos da Paróquia de São Boaventura, aguardava a chegada da imagem que veio do município de Santa Luzia conduzida pelo Pe. Vinicius Mascarenhas e posteriormente entregue ao Pe. Euvaldo Santana pároco local sob aplausos, lágrimas e oração.

Em carreata saída da Praça Maçônica, passando pela Av. Dr. Otávio Mangabeira e posteriormente chegando a Praça de São Boaventura a imagem foi novamente recebida pela multidão que aglomerava para ter a oportunidade de chegar próximo da santa. Em seguida foi celebrada a missa solene, antes e depois da missa, se ouvia fogos de artifícios, e cânticos.

A imagem que percorre diferentes cidades do Brasil ficará em Canavieiras até dia 11 de setembro.

Durante a sua estada a imagem fará visitas as comunidades e distritos do município durante o dia, voltando para a Paróquia sempre a noite. Cidades como Itabuna, Itapé, Floresta Azul, Ibacarí, Itororó, Itajú do Colônia, Santa Cruz da Vitória, Potiraguá, Jussari, Mascote, Paraíso, Camacan, Arataca, Santa Luzia já receberam a visita da imagem agora, depois de Canavieiras as próximas cidades a serem agraciadas com a visita da santa, serão Una, São José da Vitória e Buerarema.

A peregrinação faz parte da preparação para o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, a ser celebrada em 2017.

História do encontro da Imagem – No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930. A preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em outubro de 2017, já começou e se mantém centrada no projeto “Rumo aos 300 anos”, desenvolvido pelo Santuário Nacional.

Por ser um projeto pastoral, seu principal objetivo é promover a evangelização. “Existem objetivos específicos que são: promover a devoção a Nossa Senhora, preparar toda a comunidade católica no Brasil para que abrace esse grande momento festivo, e também motivar a visita da Imagem peregrina jubilar por todo o país”.

Materia/ Ney Amaral







Rua Tiradentes, 30 – 5-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.