Notícias

1 18/08/2015 15:00

Acontecerá nessa terça feira (18), na sede do Rotary Clube, na Rua Pernabuco, nº 01, em Santo Antonio de Jesus, a solenidade de transmissão do cargo de posse do até então presidente, o Sr Marcelo Granjeiro para Dorothy Mary Nunes Pinto, que assumirá a Presidência do órgão no período 2015-2016. Na oportunidade serão também empossados os conselhos diretores.

O evento será a partir dás 20:00h, e contará com a presença do Governador do Distrito 4550.

Conheça o Rotary Club:

Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.

Atualmente, o Rotary está presente em 220 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.

Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.396 Rotary Clubs e mais de 55 mil rotarianos (estes dados são de junho de 2015). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.

Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

Objetivos

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

SEGUNDO. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

TERCEIRO. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;

QUARTO. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Avenidas de Serviços Com fundamento no Objetivo do Rotary, as Avenidas de Serviços expressam a filosofia da organização e formam a base onde se assentam todas as atividades dos clubes.

Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento do companheirismo e o bom funcionamento dos clubes.

Os Serviços Profissionais incentivam os rotarianos a servir através de suas profissões e a aderir a altos padrões éticos.

Os Serviços à Comunidade referem-se aos projetos e atividades implementados pelos clubes para aprimorar a vida de suas comunidades.

Os Serviços Internacionais abrangem medidas tomadas para expandir o âmbito das atividades humanitárias implementadas pelo Rotary em todo o mundo para promover a paz e a compreensão mundial.

Serviços às Novas Gerações: projetos humanitários, programas de intercâmbio e atividades para o desenvolvimento da capacidade de liderança que contribuem para que os jovens realizem mudanças positivas no mundo.

História

O primeiro Rotary Club foi criado por Paul Percy Harris, um advogado nascido nos EUA em 1868. Em uma noite de verão de 1900, Paul jantou com um amigo no bairro de Rogers Park, em Chicago. Depois, os dois foram dar um passeio, parando em vários lugares onde se concentravam as empresas da cidade. Em cada uma delas, seu amigo o apresentava ao proprietário. Paul começou a pensar que seria uma boa ideia reunir um grupo de colegas de negócios em um ambiente informal, de amizade – e ainda haveria uma vantagem especial se cada um representasse uma profissão diferente.

Foi aí que pensou em seus próprios clientes: Silvester Schiele, um comerciante de carvão; Gustavus Loehr, engenheiro de minas; e Harry Ruggles, gráfico.

Na noite de 23 de fevereiro de 1905, Paul reuniu-se com Silvester Schiele (um comerciante de carvão), Hirain Shorey (um alfaiate) e Gustavus Loehr (um engenheiro de minas) no escritório deste, no Edifício Unity, no centro de Chicago. Em seguida àquela noite, os quatro passaram a se encontrar regularmente, levando os amigos para o clube que começava a se formar.

Paul sugeriu alguns nomes para aquela organização, e o grupo escolheu a palavra Rotary (que significa “rotativo”, em inglês), já que o plano era realizar encontros em esquema de rodízio nos escritórios de todos os participantes.

O número de associados cresceu rapidamente, atraindo homens bem-sucedidos em seus negócios. Não demorou para que os Rotary Clubs começassem a ser fundados em outras cidades dos EUA, expandindo-se em seguida para centenas de países.

Paul Harris compreendeu que o sistema de clubes – com seus diferentes membros compartilhando um ponto em comum: a amizade – era uma ótima oportunidade para encorajar a tolerância política e religiosa, e também para alimentar o ideal de servir à comunidade. Ele morreu no ano de 1947.

No Brasil

No fim de fevereiro de 2003, a admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro - o primeiro do país - no Rotary International fez 80 anos.Ao pesquisarmos a história desse clube, nos deparamos com alguns fatos interessantes.

Em 1916, Richard Momsen, advogado norte-americano, atuou como cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e participou de uma das reuniões semanais do Rotary Club de Chicago. Herbert Percival Coates, um inglês, residente permanente em Montevidéu, no Uruguai, também esteve presente à reunião, assim como Ches Perry, que atuou como organizador e secretário da Associação Internacional de Rotary Clubs, hoje, Rotary International. Momsen e Coates ficaram tão entusiasmados com o que viram e pelo que lhes foi dito por Perry que iniciaram os trabalhos de organização do primeiro Rotary Club da América do Sul.

Em julho de 1918, era fundado o Rotary Club de Montevidéu. Em 1922, as comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, bem como suas fortes repercussões, serviram de incentivo para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Herbert Coates, então secretário geral do Rotary Club de Montevidéu e também membro do Comitê para Expansão de Rotary, além da Associação de Rotary Clubs, veio ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos - a maioria, brasileiros -, que fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil, em 15 de dezembro de 1922.

Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro no Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.

A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica. O plantio da semente do Rotary em todo o Brasil resultou, em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo e, subsequentemente, nas dos Rotary Clubs de Santos (1927), Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928).

Foi também por meio da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Janeiro que o informativo "Notícias Rotárias" (fundado em 1924) teve seu nome mudado para "Rotário Brasileiro", passando, depois, a chamar-se definitivamente "Brasil Rotário", uma publicação que visa à difusão do ideal de servir, sendo a revista regional oficial do Rotary International para os rotarianos do Brasil.

A semente plantada em 1923 pelo Rotary do Rio de Janeiro germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias e 53 mil rotarianos.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.