Notícias

1 21/09/2021 15:12

VLI, controladora da FCA, promove e apoia iniciativas em vários municípios do estado

O cuidado com a memória ferroviária tem sido uma das frentes de atuação da VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), na manutenção de imóveis que não integram a operação de trens de carga. Nos últimos anos, a companhia destinou mais de R$ 10 milhões para seis ativos. Dentre estes está a estação de Cachoeira, na Bahia, que recebeu um investimento de R$ 6 milhões em melhorias. A base do programa Estação de Memórias compreende uma reforma geral conciliada com a cessão para um novo uso social dos imóveis e o resgate da história das localidades.

Em Cachoeira, a estação já foi devolvida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e está em andamento o processo de pleito do mesmo pela prefeitura. Em paralelo, a empresa promoveu um processo de cocriação com a comunidade local com foco em casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo se transformou em um acervo de fotos e vídeos a ser exibido na estação para toda a comunidade. Todo o projeto é desenvolvido junto ao poder público, que também participa do alinhamento sobre como recuperar a funcionalidade da edificação para a sociedade. Além da iniciativa, a estação deverá abrigar unidade do Corpo de Bombeiros.

Outros ativos na Bahia também são exemplos de parcerias e da bem-sucedida busca por uma nova funcionalidade social. Em Senhor do Bonfim e Esplanada, os imóveis passaram por reformas e abrigam a Secretaria Municipal de Cultura das cidades. Já em Juazeiro, a estação tornou-se sede da Escola do Saber, que atende crianças e adolescentes. 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.