Esportes

1 03/10/2017 22:40

“Chuta! Chuta!”, gritava Renê Santos na arquibancada do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. “Estou nervoso já”, confessou, aos risos. Integrante da equipe de goalball do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), Renê fez questão de acompanhar de perto os amigos do futebol de 5 na estreia da Copa Brasil da categoria, nesta terça-feira (3). Essa é a segunda vez que o torneio está sendo disputado em Salvador. Sete vezes campeão, a equipe do ICB venceu em casa em 2013 e quer repetir o feito.

Morador de Cajazeiras, o fixo Tiago quer ver o ginásio cheio caso o ICB chegue à final, que acontece no domingo (8), às 9h30. A fase classificatória da competição tem 24 jogos e acontece até sexta-feira (6). O torneio reúne 12 equipes de nove estados. As semifinais serão disputadas no sábado (7), a partir das 10h. A entrada é gratuita. “Quero casa cheia pra gente colocar um recorde no futebol de 5. Só enchemos estádios em Paraolimpíadas. Vamos ver se conseguimos encher nessa competição”, convoca o jogador.

O anfitrião reúne os campeões paralímpicos Jefinho e Cássio e se impôs logo na primeira partida ao vencer o ISMAC, do Mato Grosso do Sul, de goleada: 5x0. Jefinho anotou dois e Cássio balançou a rede três vezes - no outro jogo do grupo A, a APADV-SP venecu a Apadevi-PB por 1x0.

A inspiração do artilheiro da partida estava na arquibancada, de onde a esposa Gisele Ramos acompanhava a performance do marido. “É emocionante estar aqui”, disse a auxiliar administrativa de 33 anos. “Ter a família por perto faz total diferença. É uma sensação maravilhosa”, comemorou Cássio. “Eu comecei como zagueiro, evoluí e agora ajudo em todos os setores”, pontua, orgulhoso.

Jefinho mostrou que não esquece o caminho do gol. Depois do ouro nas Paralimpíadas do Rio 2016, ele pediu afastamento temporário da seleção brasileira para descansar, mas segue defendendo a equipe do ICB e está curtindo jogar em casa. “Essa competição é a mais importante do nosso calendário e é sensacional poder jogar aqui. Esse é um ano sabático pra mim. A seleção brasileira exige muito e a preparação para o Rio 2016 foi muito puxado. Pedi um ano para me recuperar”, conta o baiano de 27 anos.

Companheiros de time no ICB, Tiago vive situação oposta à de Jefinho. Aos 26 anos, ele nunca disputou uma partida oficial com a camisa verde e amarela. Para que isso aconteça, pretende mostrar serviço durante a Copa Brasil. Tiago quer impressionar o técnico da seleção, Fábio Vasconcelos, que vai acompanhar toda a competição. “Estou aí pra botar uma dúvida na cabeça do Fábio. Vou dar 1000% porque 100% é pouco”, brinca o atleta.

Vasconcelos está aproveitando o torneio para observar os atletas antes da convocação para a Copa América, que acontece de 25 de novembro a 4 de dezembro, em Santiago, no Chile. “A gente vem treinando desde janeiro, e a base da Copa América já está formada. Essa competição serve para ver quem está bem, pra gente tomar a decisão”, pontua o treinador do Brasil. Tiago é um dos 16 atletas que formam o grupo de treinamento da seleção brasileira de futebol de 5. Para a Copa América, apenas dez deles serão convocados.

Estudante de Educação Física, Felipe Cruz, 23 anos, não sabe quem vai ser escolhido para vestir a camisa da seleção brasileira ou levantar a taça ao final da Copa Brasil, mas ficou impressionado com todos que estavam em quadra. “As pessoas que enxergam não fazem metade do que eles fazem. Isso é fruto de muito treino. Eu não jogo metade do que eles jogam”, elogia o torcedor.

Para ver a tabela completa da Copa do Brasil de futebol de 5, clique aqui

Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.