Notícias

1 20/01/2018 01:30

Por Tau Tourinho

A grandiosa “Festa da Purificação 2018” da cidade de Santo Amaro, Bahia, acontecerá no período de 22 de janeiro a 02 de Fevereiro, sendo que a tradicional “Lavagem da Purificação” será no domingo (28) e a apoteótica procissão que, no feriado do dia 02 de Fevereiro (sexta feira), a partir das 17 horas, sairá da Igreja do Amparo e percorrerá as principais ruas da cidade até o local onde será celebrada a Santa Missa. Vale salientar que esta é uma das primeiras festas do rico e vasto calendário de manifestações religiosas e populares do Recôncavo da Bahia.

Este ano, a festa deverá refletir um brilho menos intenso do que o dos anos anteriores pelo fato de a belíssima Igreja de Nossa Senhora da Purificação estar interditada para restauração e, por este motivo, será montado um palco/altar em local adequado na Praça da Purificação, onde durante a novena acontecerão missas públicas. Assim sendo, a lavagem não acontecerá de fato no adro da igreja, pois a mesma está isolada por tapumes e por conta disso, provavelmente, ao invés do adro serão lavados os paralelepípedos da rua em frente à igreja.

Mas nem por isso haverá de se perder o entusiasmo, afinal de contas estamos no Recôncavo baiano, onde as festas nascem do povo e para o povo. Assim, os “santamarenses” estão – e sempre estiveram - animadíssimos e já iniciaram a preparação das iguarias interioranas como: maniçoba, feijoada, moquecas, doces e licores diversos para receber os parentes, amigos e visitantes. Em meio aos preparativos o irmão de Caetano e Betânia, Rodrigo Veloso (83), único filho de Dona Canô que ainda mora na casa da família, com sua simplicidade e alegria, disse: “O turma faz a festa de qualquer jeito, porque tá no sangue dos moradores de Santo Amaro...virou tradição e aí, já sabe, né? É a igreja de um lado e o povo do outro: Os grupos afros já estão esquentando os tambores e ajeitando seus turbantes, a igreja já divulgou a programação religiosa, os blocos já estão vendendo abadás e camisetas nas ruas, os hotéis, pousadas, bares e restaurantes estão motivados, pois serão duas semanas de trabalheira e um certo lucro. Oxi, pensa que não?!. Daqui há pouco a zorra começa”.

Pelo jeito e pela disposição da galera local só falta mesmo chegar o dia da “largada oficial”, dia 22 (segunda feira gorda), início da festa, onde a animação, com certeza, vai ser geral!







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.