Notícias

1 17/01/2018 23:10

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse ontem que a reforma da Previdência precisa ser votada em fevereiro. O prazo máximo para a análise das mudanças no sistema de aposentadoria é o dia 19 do próximo mês, afirmou. "Se você não conseguir votar em fevereiro, você não conseguirá votar mais." Antes disso, prevê Maia, a Casa deve votar também a proposta de reoneração da folha de pagamento, até mesmo antes da reforma. Durante evento em Nova York, o líder da Câmara demonstrou preocupação com a situação do déficit público. Ele afirmou que não é favorável à votação da reforma tributária antes da aprovação de medidas que equilibrem as contas públicas brasileiras. Segundo ele, avançar nesse assunto em um momento de crise fiscal levará ao aumento de impostos, em consequência de pressão da equipe da Receita Federal.

"Reforma tributária sem organização do Estado, sem resolver o déficit público, é uma reforma tributária que não está pensando no cidadão" afirmou o parlamentar em Washington, onde repetiu seu discurso de defesa da eficiência do Estado. 

Judiciário - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou na tarde de ontem em Washington, onde cumpre visita oficial, que o excesso de interferência do Judiciário na política está atrapalhando o país. Sem entrar no mérito da questão se a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) merece ser ministra do Trabalho, Maia disse que um juiz de primeira instância não pode limitar o poder do presidente do país. “Acho que isso está desorganizando o Brasil. Esse protagonismo excessivo do Judiciário não é bom para o Brasil. Daqui a pouco, a sociedade vai achar que o Judiciário pode tudo e vai cobrar deles melhoria na Educação, na Saúde”, disse ele, que considerou a suspensão da posse da deputada no ministério um episódio grave.

O presidente da Câmara ressaltou que em outros momentos juízes também tentaram limitar a capacidade de Congresso legislar. “No caso da nomeação da ministra, estão bloqueando uma decisão do presidente da República. Independente do que as pessoas acham, se deveria ou não nomear a Cristiane, é um absurdo que a Justiça interfira nisso”, afirmou o presidente da Câmara. 

Questionado se o caso não seria semelhante à decisão do Supremo que impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser ministro na fase final do governo de Dilma Rousseff, Maia disse que a situação é diferente. Segundo Maia, o grande questionamento é se o juiz Sergio Moro poderia ou não divulgar aquelas gravações (onde Dilma oferece o cargo a Lula como uma forma de se proteger de um eventual pedido de prisão por causa da Lava-Jato). Para o presidente da Câmara, contudo, depois que as conversas ficaram conhecidas, “não havia dúvidas” de que a nomeação era um tipo de obstrução de Justiça.

Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.