Notícias

1 17/01/2018 17:50

Já sabemos que a água não é um recurso inesgotável. A falta dela já é realidade em algumas cidades brasileiras, inclusive baianas, que sofrem com a falta de chuva. Diante deste cenário, uma alternativa para a economia é o reaproveitamento da água em uso doméstico. 

Ao utilizarmos a água, ela acaba sendo descartada, quando poderia ser reutilizada de forma simples, criativa e eficiente. Dessa forma, unimos o útil ao agradável: economia que beneficia o planeta e o bolso. Aqui você confere de que forma você pode ajudar na melhor utilização dos recursos naturais. 

Água da máquina de lavar

Uma das atividades domésticas que mais desperdiçam água é lavar roupa com a máquina. No entanto, para que o impacto seja menor, é possível utilizar a água da primeira lavagem para dar descarga no vaso sanitário. Por conter sabão e outros resíduos, esse recurso concentra muitas bactérias, então seu uso é recomendado apenas para este fim.

Ainda com a máquina de lavar, é possível reaproveitar a última água do enxágue. Esta é uma água de reuso praticamente limpa e, por isso, pode ser utilizada na lavagem de banheiros, pisos, áreas externas e carros.
 
Água do banho

O alerta sempre existe: banho não deve ser demorado e fechar o chuveiro ao se ensaboar ajuda na economia de água. Mas ainda assim, o desperdício é inevitável. Para reaproveitar a água que iria para o ralo, a ideia é posicionar baldes dentro do box. Com essa água, você pode fazer a limpeza doméstica da área de serviço, da cozinha ou do próprio banheiro. 

Água da Chuva

Essa água não é potável, então, antes de mais nada, é importante lembrar que ela não é própria para banho, para higienizar frutas e verduras ou para consumo. No entanto, ela é muito útil para limpar calçadas ou garagem e auxiliar no vaso sanitário. Para armazená-la, você pode usar baldes no momento da chuva ou então recolher o volume que escorre do telhado nas calhas. Para quem mora em apartamento, o balde pode ficar na varanda.

É importante lembrar que, após armazenamento, é necessário tampar o balde para evitar depósito de ovos do mosquito da dengue.

Água da pia

A água utilizada para lavar vegetais e frutas (especialmente sem sabão) pode ser reaproveitada para regar plantas ou fazer faxina. No entanto, o recurso usado para lavar pratos e panelas não é uma opção de reutilização já que estão contaminadas com grandes índices de gordura, açúcar e outros resíduos. 

Fique atento!

Todas essas dicas são eficientes e recomendadas para uso doméstico. No entanto, é preciso ficar atento ao risco de contaminação através da água parada. 

Não deixe a água parada em um balde ou recipiente de armazenamento. O ideal é utilizar a água reaproveitada em um curto espaço de tempo. Caso contrário, lembre-se de tampar os reservatórios.

iBahia
Foto: Reprodução







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.