Notícias

1 10/11/2017 05:38

Um Plano Municipal de Cultura que deve ser compreendido como instrumento de planejamento de médio e longo prazo está quase pronto, faltando apenas à aprovação da Câmara de Vereadores, para que seja sancionado pelo prefeito Dr. Almeida.

Nesta última quinta-feira (09) a Secretaria de Cultura através do COMPOLC (Conselho Municipal de Politicas Culturais), realizou um encontro com os “Fazedores de Cultura” para discutir pontos positivos e negativos que faltavam para a aprovação do Plano Municipal de Cultura.

A presidente do COMPOLC - Eliene Carvalho ao lado do Secretário Amorim Cruz e de Abel Lisboa Secretário de Turismo, abriu os trabalhos pedindo a atenção de todos, por ser o momento de configurar o desenvolvimento do plano de 10 anos para a cultura de Canavieiras.  Foram aprovadas 28 ações com pontos discutidos e divergidos por todos que estiveram presentes. Apesar do não comparecimento de algumas pessoas que estavam trabalhando a reunião foi proveitosa.

Cada uma das pessoas que lá estiveram fez o uso da palavra descrevendo o que gostaria de ver funcionando na cultura, expondo assim as suas idéias. Figura ilustre no futebol do passado, Bené um dos convidados comentou; -"retratar a cultura dentro da cultura antes eu achava difícil, mas hoje o momento é para acreditar no que está sendo feito, por se tratar de uma gestão que vem tendo comprometimento do o povo", disse o ex-jogador de futebol profissional.

Mestre em Capoeira, Artesã, Professor de Música, Yoga, Bailarina dentre outros fazedores de cultura estiveram presente no momento tido como único por se tratar, do futuro promissor de uma cultura que estava esquecida. Foram discutidas e votadas 28 ações, sendo que entre elas 06 chamam mais atenção pelas propostas.

Entre as ações houve algumas com maiores:

Ação - 15- Criação do Centro Cultural de Canavieiras – NOÍLTON ARAÚJO

Ação - 21- Criação da Banda Sinfônica Maestro DONALDSON CHACHÁ

Ação - 25- Denominação: Plano Municipal de Cultural Professor DURVAL FILHO;

Ação - 26- Denominar: Ginásio Esportivo de Canavieiras – Benedito Canavieira;

Ação - 27- Incluir o dia mundial do Yoga (21 de Junho), ao calendário cultural de Canavieiras, com atividades de Yoga com a comunidade;

Ação - 28- Estreitamento da relação entre secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, estimulando a inserção da cultura nos espaços escolares. 

Alguns ajustes ainda podem ser feitos entre conselheiros e suplentes que terão até o dia (14) terça-feira. Em seguida será entregue  ao prefeito, que irá enviar o projeto para a câmara de vereadores.

Observação:

A utilização do fundo de cultura, repassados pelo Governo do Estado, serão partilhados entre as Comissões setoriais que compõem o conselho.

O senado aprovou em 12 de setembro de 2012, a Proposta de Emenda á Constituição (PEC)nº 34/2012 que acrescenta o artigo 216-A  à Constituição Federal do Brasil, instituindo o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Matéria e Redação: Ney Amaral

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.