Notícias

1 08/11/2017 23:50

O câncer do pâncreas continua sendo um dos mais fatais pelo fato de ter um diagnóstico mais complexo. De acordo com a BBC, um em cada dez pacientes diagnosticados com este tipo de cãncer não vive mais do que cinco anos. Mas, se a ciência estuda tanto os tumores, porque o que afeta o pâncreas não é detectado rapidamente? A resposta é simples: os sintomas são muitos e idênticos a outras tantas patologias, sendo facilmente desvalorizados.

Uma dor barriga, por exemplo, pode ser uma 'mera' dor de barrigacomo tantas outras, mas pode, também, ser um sintoma claro de câncer do pâncreas. E com a dor de barriga há outros tantos sintomas normais e 'inofensivos' que, na verdade, escondem uma das doenças mais fatais, como alerta Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Câncer.

Entre os sintomas mais comuns (mas também mais desvalorizados) estão a dita dor de estômago, a dor nas costas, a perda de peso inesperada (que é muitas vezes associada apenas a problemas na tireoide), a indigestão, o desregulamento intestinal(que anda quase sempre na carona do estresse e, por isso, é visto como algo comum), a perda de apetite, a icterícia (aparecimento de um tom amarelado na pele e olhos), sensação de gripe/resfriado, dificuldade em engolir e diabetes.

Notícias ao minuto







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.