Notícias

1 12/05/2017 21:30

Um mega-ciberataque derrubou sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos em diferentes países durante a manhã desta sexta-feira (12). Na Espanha, a rede interna da Telefónica foi hackeada, e funcionários foram orientados a desligar seus computadores.

Relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e do banco BBVA. Nas telas, apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins equivalente a US$ 300 (R$ 940) para reativar o sistema - o valor subiria com o passar do tempo.

Problema em hospitais

No Reino Unido, ao menos 16 hospitais públicos enfrentaram problemas após um ataque análogo contra seus sistemas de tecnologia. O bloqueio de computadores impediu o acesso a prontuários e provocou o redirecionamento de ambulâncias. Há também relatos de problemas em computadores em Rússia, Japão, Turquia, Filipinas, Alemanha, entre outros.

Segundo o portal IT Security News, ao menos 11 países foram afetados nas últimas horas. Informações preliminares da imprensa espanhola indicam que os ciberataques têm origem na China. O ataque é resultado de um vírus “ransomware”, que exige um resgate para desbloquear o acesso a arquivos e o retorno do funcionamento do sistema operacional, e se espalhou por meio de uma falha do Windows.

A Microsoft reportou a falha de segurança em março e recomendou a atualização de versões em diversos sistemas operacionais. O site NoMoreRansom, que combate esse tipo de vírus, desaconselha o pagamento de resgate, pois o retorno do funcionamento do computador não é garantido.

No Brasil

Segundo a assessoria de imprensa da Telefónica, as atividades da empresa no Brasil não foram impactadas, mas estão sendo tomadas “medidas preventivas para garantir” a operação. A empresa é dona da operadora Vivo. A assessoria de imprensa do Santander afirmou que não teve suas operações afetadas no Brasil nem em outros países.

Estadão







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.