Notícias

1 20/04/2017 22:00

E se você pudesse digitar diretamente do seu cérebro? Essa foi a pergunta que a executiva do Facebook, Regina Dugan, que dirige o time de pesquisa e desenvolvimento Building 8, apresentou à plateia na quarta-feira (19), na conferência anual F8 da empresa, em San Jose (EUA). O questionamento não é retórico. O Facebook realmente está criando a tecnologia para que você chegue a postar na rede social usando apenas pensamentos, sem mover um dedo sequer.

O Facebook está construindo um sistema que permite às pessoas digitarem com seus pensamentos. O objetivo é desenvolver uma tecnologia de fala silenciosa capaz de digitar 100 palavras por minuto a partir de comandos do cérebro.

Segundo o Facebook, isso não significa que seus pensamentos aleatórios serão decodificados. "Ainda que você tire muitas fotos, você compartilha apenas as que escolhe. Da mesma maneira, você tem muitos pensamentos, mas compartilha apenas alguns deles", explicou a rede social, em comunicado.

O sistema vai decodificar apenas aquelas palavras que você já decidiu compartilhar e mandou para o centro de fala do seu cérebro. É uma forma de se comunicar com a velocidade e flexibilidade da sua voz e com a privacidade da escrita, informa o Facebook.

''Nossos cérebros produzem dados suficientes para transmitir quatro filmes em HD a cada segundo. O problema é que a melhor maneira de obter informações no mundo - a fala - só pode transmitir a mesma quantidade de dados que um modem dos anos 80", explicou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

Essa tecnologia ainda não existe, mas a empresa diz que tem mais de 60 cientistas trabalhando nela agora. A ideia é alcançar esse objetivo através de sensores vestíveis não invasivos que podem ser fabricados em escala.

A proposta não parece tão louca quanto soa. Durante a conferência, o Facebook exibiu um vídeo de uma mulher que conseguiu digitar oito palavras por um minuto usando um pequeno eletrodo implantado em seu cérebro.

Tribuna da Bahia







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.