Notícias

1 15/02/2016 23:40

Com o tema “Educação de Qualidade: Um Direito de Todos”, teve início na manhã desta segunda-feira (15) no Salão Paroquial da Igreja de São Boaventura, a Jornada Pedagógica de 2016. O objetivo é dialogar com os professores da rede municipal sobre a versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular, preparando os profissionais da Educação para o início do Ano Letivo, na próxima segunda-feira (22).

Em seu discurso de abertura, o prefeito Almir Melo garantiu continuar investindo para o avanço e melhoria do ensino na rede municipal, fazendo uma breve prestação de contas dos recursos investidos. “A Constituição afirma que a Educação é dever do Estado. A administração municipal, como um ente do Estado, é responsável pela qualidade que hoje será discutida aqui, e eu estou ciente de todas elas. Por isso reafirmo: Na minha administração, a Educação é tratada como prioridade”, disse.

Para o prefeito, no entanto, a Educação também é obrigação da família, citando a evasão escolar. “Sabemos que um futuro promissor passa por uma boa educação. Se não passamos esses valores aos nossos filhos, se não ensinarmos a importância de frequentar e de se dedicar à escola, de nada adianta oferecermos o suporte. Além de discutir a qualidade do Ensino, precisamos avaliar formas de envolver a família nesse processo”, destacou o prefeito.

Responsável pela palestra de abertura do evento, a Professora Doutora Emília Peixoto afirmou que, mesmo sendo direito de todos uma educação de qualidade, o conceito de qualidade ainda é subjetivo. “O período pós-constituição de 1988 vem discutindo amplamente esse conceito, que tem que estar ligado a alguns aspectos como infraestrutura, custo qualidade de cada aluno, valorização do magistério, não só salarial, mas em relação a questões como número de alunos em sala de aula, entre outros fatores”, pontou.

O Estado, ressalta Emília Peixoto, deve, portanto empreender caminhos e propostas para a viabilidade desta Educação de qualidade. “Não é algo a ser dado, é um fato conquistado na luta cotidiana. O marco legal desta luta é a LDB 9.394/1996, que estabelece o município como ente federado (autônomo) e compete a ele a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e as modalidades”, ressaltou.

Oficinas - À tarde, a programação estabelece o momento cultural com o Grupo de Dança da Apae, e a realização das oficinas, a partir das 14 horas. “A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular”, com Emília Peixoto; “Ensino fundamental I – Direitos de Aprendizagem e Áreas de Conhecimento na Base Nacional Comum”, com a professora mestranda Carla Reis; “Ensino fundamental II – Direitos de Aprendizagem e Áreas de Conhecimento na Base Nacional Comum”, com a Professora Mestranda Marcineia Vieira; “Educação Inclusiva - Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e a Base Nacional Comum Curricular”, com professora Luzia Gonçalves de Oliveira Silva; “Educação do Campo: Desafios e perspectivas”, com o professor João Paschoal dos Santos; “Educação Física na Perspectiva da Base”, com o professor professor Margeson Muniz; e “Educação de jovens e adultos – Desafios e perspectivas”, com a professora mestranda Gidevalda dos Santos Cardoso.

Na terça-feira, os encontros serão nas escolas da rede municipal de Ensino, com os respectivos coordenadores pedagógicos. As temáticas discutidas serão: Avaliação de 2015, Planejamento do ano letivo, Regimento e Projeto Político Pedagógico.

Fonte: ASCOM-PMC







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.