O Diário Oficial da Bahia tornou sem efeito a decisão de 14 de junho, que transferiu o policiamento de Laje, Jiquiriçá, Ubaíra e Mutuípe para a 99ª Companhia Independente de Polícia Militar em Amargosa.
Nos últimos dias, representantes políticos visitaram a Secretaria de Segurança Pública para exigir que Mutuípe pudesse ter de volta a estrutura.
O desejo do estado de rebaixar a 4ª Companhia à condição de pelotão é antigo. O argumento utilizdo é o território de identidade. Jaguaquara e Aratuípe conseguiram decisões semelhantes.
Desde o primeiro de julho, os pelotões de Laje, Jiquiriçá e Ubaíra estão em processo de transição para a 99ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Amargosa. Mas, com a nova decisão, essa migração pode ser paralisada até que a Secretaria de Segurança Pública tome decisões definitivas.
A Polícia Militar tem passado por um processo de reestruturação e, nos últimos meses, o estado decidiu fazer a divisão com base no território de identidade, o que acabou desagradando bases eleitorais e causando transtornos.
Mídia Bahia