O governador Jerônimo Rodrigues assinou na manhã desta sexta (14), a ordem de serviço para o início das obras do VLT de Salvador. O documento autoriza o começo dos trabalhos do consórcio Expresso Mobilidade Salvador, responsável pela construção do trecho 1 do modal, que vai da Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana, até a Calçada, totalizando 16,6 km.
O novo edital da obra do VLT, lançando em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), abrange três trechos, sendo Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas e inclui, entre outras intervenções, a revitalização da Estação Ferroviária da Calçada.
Jerônimo pretende ainda realizar uma visita à subestação do VLT que já foi construída em Boa Vista do Lobato, no âmbito do antigo contrato de monotrilho com a Metrogreen Skyrail, cancelado pelo governo da Bahia em 2023. Com isso, o governo pretende mostrar que os investimentos realizados anteriormente não serão desperdiçados no novo empreendimento.