Notícias

1 14/08/2022 08:25

Uma mulher de 38 anos e a filha dela, de 17, foram encontradas mortas no sábado (13/8), no distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe. As vítimas foram identificadas como Mônica de Jesus Ribeiro, a mãe de Vanessa Mônica Ribeiro de Jesus.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de feminicídio, mas a informação não foi oficialmente confirmada. Os corpos foram removidos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Por conta do crime, a Prefeitura de Maragojipe cancelou a primeira noite da Festa de São Roque do Paraguaçu. A Secretaria da Reparação Racial e da Mulher emitiu uma nota de repúdio pelo ocorrido, confira abaixo:

"Estamos no Mês de Combate a Violência Contra a Mulher, o Agosto Lilás. Nossa Secretaria percorreu inúmeras comunidades do nosso município ano passado (2021), discutindo e alertando sobre o percurso da violência contra a mulher.

Na luta pelo fim desta violência, qualquer palavra dita ou momento construído, jamais será suficientemente capaz de aplacar a ideia patriarcal hegemônica de que homens têm poder sobre a vida das mulheres. Está é uma triste e necessária constatação. Devemos, então, estar sempre alertas, sempre atentas aos sinais, elaborando formas de resistência e sobrevivência.

E foi com esse sentimento de vigilância que a SERRMU recebeu, com indignação, a notícia do suposto FEMINICÍDIO ocorrido no distrito de São Roque, no qual mãe e filha foram mortas. Mônica de Jesus Ribeiro, de 38 anos, e Vanêssa Mônica Ribeiro de Jesus, de 17 anos, tiveram suas vidas ceifadas brutalmente pela ideia patriarcal hegemônica de que homens têm poder sobre a existência das mulheres.

Sonhos, objetivos, desejos, juventude, tudo isso foi interrompido. É inadmissível!! É inaceitável!! Até quando?

Prestamos nossa solidariedade à família, ao tempo em que nos colocamos a disposição para cumprir nosso dever institucional de vigilância e combate à violência contra a mulher, de modo que, para o FEMINICÍDIO, a última fase desse percurso violento, se aplica a Lei Federal 13.104/15, popularmente conhecida como a Lei do Feminicídio".







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.