Notícias

1 28/11/2021 21:40

O médico infectologista Julival Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, esclareceu dados importantes sobre a nova variante do coronavírus

A Organização Mundial de Saúde e Organização das Naçoes Unidas publicaram, no dia 28 de novembro de 2021, uma atualização sobre a nova variante do coronavírus chamada de Ômicron, que está causando preocupação global.

Essa variante é classificada como variante de preocupação. O principal ponto de atenção dessa variante é que possui 43 mutações na proteína “spike”, ponto de entrada do vírus nas células e alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.

1- Pesquisadores na África do Sul e em todo o mundo estão atualmente conduzindo estudos para entender melhor os aspectos da Ômicron, mas no momento não está claro se ela é mais transmissível em comparação com outras variantes, incluindo a Delta .

2- O número de pessoas com teste positivo aumentou em regiões da África do Sul onde se detectou essa variante, mas estudos epidemiológicos estão em andamento para entender se é por causa da Ômicron ou outros fatores, segundo o Grupo Técnico Consultivo sobre Evolução de Vírus (TAG-VE) da OMS.

3- O Grupo também destacou que não está claro se a infecção com a variante Ômicron causa doença mais grave em comparação com infecções com outras variantes. Embora os dados preliminares sugiram que há taxas crescentes de hospitalização na África do Sul, isso pode ser devido ao aumento do número geral de pessoas que estão se infectando, ao invés de resultado de uma infecção específica com a Ômicron, disseram os especialistas.

4- Eles acrescentaram que atualmente não há informações que sugiram que a Ômicron causa sintomas diferentes da COVID-19.

5- Maior risco de reinfecção - o grupo técnico reafirmou que as evidências preliminares indicam que as pessoas que já tiveram COVID-19 podem ser reinfectadas mais facilmente com Omicron em comparação com outras variantes de preocupação.

6- Até agora, as infecções inicialmente relatadas foram entre indivíduos mais jovens que tendem a ter uma doença mais leve, mas compreender o nível de gravidade da variante Ômicron levará dias a várias semanas, disseram os especialistas.

7- O grupo enfatizou que está trabalhando com parceiros para entender o impacto potencial
dessa variante nas vacinas, a eficácia dos testes de PCR atuais e os tratamentos existentes,
mas ainda são necessárias mais informações.

8- Nesse documento a ONU, faz questionamento aos países que impôs proibições de voos às nações do sul da África devido a preocupações com a variante Ômicron. Embora as restrições de viagens possam ter um papel na redução da disseminação do COVID-19, essa medida tem impacto de várias forma para o paises que tiveram restrições.

9- Lista de países que ja confirmaram a variante Ômicron: África do Sul: 77 casos na Província de Gauteng; Alemanha: 2 casos na região da Baviera e 1 no estado de Hesse; Austrália: 2 casos confirmados em Sidney, Bélgica: 1 caso; Botsuana: 4 casos; Dinamarca: 2 casos; Holanda: 13 casos foram detectados entre 61 passageiros que desembarcaram no país vindos da África do Sul; Hong Kong: 1 caso; Israel: 1 caso confirmado e mais 7 casos suspeitos; Itália: 1 caso confirmado; Reino Unido: 3 casos confirmados, um deles em Chelmsford e o outro em Nottingham e República Tcheca: 1 caso confirmado em Liberec.

Em relação ao Brasil, não se pode afirmar que esta variante Ômicron já não esteja por aqui, pois o mundo está interconectado, portanto cabe as autoridades sanitárias fazer uma vigilância epidemiológica e genômica em relação a essa e outras variantes.

Dr. Julival Ribeiro 

(Fonte: OMS e ONU)







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.