Notícias

1 23/10/2021 19:03

Em sua aula, professora dançou e fez 'piada' sobre o 'deus água' e o 'deus pedra' para os alunos

Uma professora de matemática de uma escola de ensino médio da Califórnia, nos Estados Unidos, foi afastada depois que veio à tona um vídeo em que ela aparece com um cocar falso mimetizando e satirizando indígenas, de acordo com reportagens de veículos de imprensa dos EUA.

O vídeo foi publicado na quarta-feira (19). Nele, a professora berra a palavra “sohcahtoa” como se fosse um grito indígena —”sohcahtoa” é uma palavra para lembrar os conceitos de seno (lado oposto dividido pela hipotenusa), cosseno (lado adjacente dividido pela hipotenusa) e tangente (lado oposto dividido pelo lado adjacente) de um ângulo.

A professora bate os pés, pula e dança de uma maneira que é supostamente é semelhante a rituais indígenas. Ela ainda faz menções ao "deus água" e ao "deus pedra", o que seriam tentativas de fazer piadas.

Reação
 
Segundo o “Los Angeles Times”, o órgão responsável pelas escolas na região afirmou que as ações da professora não representam os valores do distrito.

Houve um encontro para falar sobre o incidente, e diversas pessoas afirmaram que a exposição da professora foi racista.

O órgão responsável pelo ensino afirmou que o comportamento dela é totalmente inaceitável e ofensivo para os povos nativos da América.

O sindicato dos professores afirmou estar frustrado com a professora.

A diretora de um grupo de direitos indígenas do sul da Califórnia afirmou ao “Los Angeles Times” que as pessoas reagiram com um pouco de raiva porque consideraram que a atuação da professora era desrespeitosa.

Representantes de comunidades indígenas disseram ao jornal que estão cansados de serem objeto de piadas e que eles não são uma fantasia.

Na Califórnia, os alunos que ingressarem no segundo grau a partir de 2030 precisarão ter um semestre de estudos étnicos para poderem se formar.
 

 

 

 

*g1
 
O vídeo foi gravado por uma aluna que é dos povos nativos, e foi publicado em uma rede social no perfil de uma mulher chamada Akalei Brown.
O Buzzfeed News conversou com Brown. Ela é aluna de estudos dos povos nativos em uma universidade da Califórnia, e recebeu o vídeo da pessoa que gravou. Ela afirmou que esse tipo de comportamento é inaceitável, e que os adultos da comunidade indígena devem falar algo sobre a dança da professora de matemática.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.