Notícias

1 20/06/2021 14:34

Cinco dias antes de Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, fugir do presídio de Águas Lindas de Goiás, em 2018, a Justiça do Distrito Federal havia ressaltado a necessidade de transferência do detento, "com urgência", para uma das penitenciárias de Brasília.

Lázaro é apontado como autor de um chacina que vitimou quatro pessoas da mesma família, no dia 9 de junho, em Ceilândia, no DF. A operação para capturar o criminoso entra no 12º dia neste domingo (20/6).

Desde então, ele é procurado por uma força tarefa com centenas de agentes de segurança e, durante a fuga, invadiu diversas chácaras e fez uma série de reféns.

Lázaro foi para o presídio de Águas Lindas após ser preso na cidade, em março de 2018. Antes, estava detido no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Brasília, onde cumpria pena em regime semiaberto por roubos e um estupro. No entanto, não voltou de um "saidão", em 2016, e desde então era considerado foragido.

Após a recaptura de Lázaro, a Justiça do DF determinou o retorno dele para um dos presídios da capital. A defesa do detento, no entanto, pediu que ele permanecesse na unidade de Águas Lindas, alegando que toda a família vivia na cidade, que fica a cerca de 50 quilômetros de Brasília.

Na época, segundo o advogado de Lázaro, a transferência para o DF dificultaria "sobremaneira as visitas do mesmo, haja vista que seu familiar mais próximo é sua mãe, esta já conta com seus afazeres, e deslocar-se até Brasília será extremamente difícil".
 

Decisões judiciais
 
A solicitação foi negada pela Justiça de Goiás. Na decisão, o juiz citou a "caótica situação" da penitenciária de Águas Lindas que, naquele momento, abrigava 485 presos em um espaço para 133. No processo, o magistrado também lembrou que "o presídio local foi palco de várias fugas".

Cinco dias depois, a Justiça enviou um ofício para a Sesipe pedindo a realização da medida "com urgência". Em 18 de julho, um novo pedido "urgente" para a transferência.

Em 23 de julho veio a notícia de que Lázaro havia fugido da unidade prisional.

Lázaro fugiu do presídio de Águas Lindas pelo teto do prédio. Ele foi o único dos cinco detentos que participaram da fuga que não foi recapturado.

*A informação é do G1







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.