Notícias

1 04/04/2021 21:16

Neste sábado (03), um vídeo começou a circular nas redes sociais e logo ganhou grande repercussão em Canavieiras-BA. Nas imagens, um homem aparece revoltado e atribui a revolta ao fato de ter seu material de pesca apreendido pela fiscalização ambiental, possivelmente a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).

No vídeo o homem que se identifica como “Eider” diz ser morador da ilha de Atalaia em Canavieiras, afirma que no momento está desempregado, não recebe auxilio do governo e diz ainda que tem um filho de três anos para sustentar.

Segundo o Eider acusa, durante a tarde ele saiu para fazer uma pescaria no Rio Pardo, mas ao emergir em uma localidade popularmente conhecida como “Beirada do Gringo” ele notou duas lanchas indo em sua direção. Ainda segundo o homem, na lancha estavam fiscais ambientais que após realizarem uma abordagem acabaram por apreender o seu material de pesca e os peixes que havia pescado “3 cara-peba, 1 caranha e 1 robalinho, uns 3 quilos de peixes” afirmou o homem.

A equipe responsável pela apreensão não divulgou o motivo da apreensão dos apetrechos de pesca nem dos peixes.

 

(Imagem do material apreendido).

Uma pesquisa feita pela nossa reportagem aponta que a área onde o homem afirma ter sido abordado faz parte do território que integra a Reserva Extrativista de Canavieiras (Resex).

 

(Mapa. Linha vermelha marca os limites da Resex. Em destaque o local onde o homem afirma ter sido abordado)

Conforme o acordo de gestão celebrado em dezembro de 2018 e publicado no Diario Oficial da União em 31 de de dezembro do mesmo ano, “Fica proibida a pesca de mergulho e caça submarina na área da Resex de Canavieiras”.

 

(Trecho do acordo de gestão disponivel em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/uc/portaria_1124_7dez_2018_acordo_gestao.pdf)

No vídeo o canavieirense ainda questiona, “o que nós temos que fazer dentro da Resex de Canavieiras? Roubar!?”, e continua “porque tapastera é liberado, rede de todas as malhas você vê ai, o barco de arrasto arrasta encima da arrebentação e ninguém fiscaliza”, “agora o você pegar 3 quilos para comer você é tratado como Bandido” finaliza o cidadão.

 

Por Augusto Teixeira.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.