Notícias

1 22/10/2020 17:16

Moradores de Cruz das Almas e mais oito municípios que necessitam de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica – Hemodiálise e Diálise Peritoneal terão assistência mais próxima de suas residências, com a inauguração da Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas, que aconteceu nesta quinta-feira (22), com as presenças do Governador Rui Costa e da subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim.

O novo serviço, que prestará atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possui capacidade instalada de 35 pontos de hemodiálise, com previsão de funcionamento nos três turnos, suficiente para atendimento à 210 pacientes, residentes em sua área de abrangência, que compreende, além de Cruz das Almas, os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição de Feira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Sapeaçu. Antes, os moradores destes municípios tinham que se deslocar para Santo Antônio de Jesus.

Atualmente, na Bahia, 9.009 pessoas fazem hemodiálise ou diálise peritonial. Desse total, 7.949 (88,2%) são assistidos pelo SUS.

O Governador explicou que, embora o investimento para a abertura da unidade tenha sido aprovado, o paciente será assistido graças aos recursos públicos. “É um investimento indireto do Estado. O atendimento à população será gratuito, através do SUS”, afirmou. Ele ainda destacou a regionalização da saúde que vem sendo feita na Bahia. “Estamos levando o serviço para mais perto de quem precisa”, pontuou.

De acordo com Tereza Paim, a nova unidade vai trazer um maior conforto e segurança para os pacientes nefropatas. “Muitas vezes, por conta de intercorrências, o paciente acaba não tendo uma adesão adequada ao tratamento. Essa unidade traz uma nova realidade”, disse.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.