Notícias

1 14/07/2020 14:15

Ao serem classificados como essenciais, as atividades e serviços podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão da pandemia do coronavírus

Cristina Pita

A prefeitura de Santo Antônio de Jesus publicará decreto incluindo os serviços de óticas como essenciais. Com isso, os estabelecimentos do setor poderão abrir normalmente na cidade na próxima semana. 

A prefeitura entendeu a solicitação de empresários do ramo de óticas, que entregaram ao prefeito um requerimento pedindo a inclusão do varejo ótico como atividade essencial. 

Após reunião realizada na tarde de segunda-feira (13/7) com empresários do ramo de óticas na cidade, o setor deverá reabrir após publicação de novo decreto Municipal.

Segundo informações de empresários do setor, o prefeito Rogério Andrade entendeu que óticas estão ligadas ao setor de saúde por prestarem serviços essências à saúde visual da população. Ao serem classificados como essenciais, as atividades e serviços podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão da pandemia do coronavírus.

Em entrevista à Rádio Andaiá FM na segunda-feira, a advogada Thays Figueiredo, que representa as Óticas Pupila, explicou que o varejo ótico é varejo relacionado a saúde, dada pela classificação no item 2821 (óculos e lentes) do rol da agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. "Os serviços de saúde, como as clinicas oftálmicas, continuam funcionando durante a pandemia e estão sendo emitidas, pelos oftalmologistas, as receitas oftalmológicas que precisam ser aviadas em óticas", disse.

Para o presidente da União dos Ópticos e ´Optometristas da Bahia, Marcelo Fraga, que também participou da entrevista, 'óticas se enquadram na mesma situação de essencialidade que outros estabelecimentos na área da saúde, devido à comercialização de óculos de grau'.

No requerimento das óticas, questiona-se que 'se médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais ou qualquer outro profissional que esteja na linha de frente do enfrentamento à Pandemia da Covid-19 necessitarem de óculos para continuarem a realizar suas atividades, estes só  têm as Óticas para se socorrerem, evidenciando, mais uma vez a essencialidade do serviço realizado'.

Nos decretos anteriores, a prefeitura permitiu a abertura somente dos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, farmácias, entre outros. A suspensão foi prorrogada por mais sete dias na última sexta-feira (10/7). O novo decreto deverá esclarecer alguns pontos da lista de serviços essenciais atendendo a demanda dos setores comerciais e os serviços à população.

Para a reabertura, o setor de ótica elaborou um protocolo de segurança observando as restrições sobre aglomeração de pessoas e obedecendo as recomendações sanitárias de combate à pandemia de Covid-19.

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.