Notícias

1 02/07/2020 23:58

As obras de recuperação que permitirão a reabertura da Cachoeira dos Prazeres, no Vale do Jiquiriçá, devem estar concluídas nos próximos dez meses, conforme assegurou ao Ministério Público estadual a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.

Na reunião, coordenada pelo promotor de Justiça Julimar Barreto Ferreira, ocorrida na terça-feira (30/6), o prefeito do município informou que já foram iniciadas as obras de terraplanagem, construção de praça de alimentação e banheiros, havendo no projeto também a previsão de área de estacionamento.

De acordo com o promotor de Justiça, a cachoeira é “o mais importante ponto turístico e de lazer do Vale do Jiquiriçá”. Atualmente, ela está interditada pela Justiça, que atendeu um pedido do MP. “Havia superlotação da área por turistas, de forma desordenada e predatória, o que vinha degradando a área que é de preservação permanente”, explicou o promotor.

Na audiência, o prefeito deu conta de que a arborização da área também foi iniciada, com a retirada de plantas exóticas e invasoras e o plantio de árvores nativas e frutíferas, a exemplo de ipês, jaboticabeiras e cajazeiras. De acordo com o gestor, a arborização será estendida par a área urbana da cidade. A cachoeira contará ainda com trilhas sinalizadas, placas de orientação e educação ambiental, iluminação e câmeras de segurança, além de um viveiro para a produção de mudas nativas.

O promotor Julimar Barreto destacou a importância do trabalho do MP para a reabertura da cachoeira. “Nossa Promotoria atuou para além da ação civil pública acatada pela Justiça, promovendo reuniões para sanar polêmicas em torno de interesses econômicos. A sua reabertura ao público é uma conquista do MP em prol do meio ambiente e da sociedade”, concluiu.

 

 

*MPBA







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.