Notícias

1 28/05/2020 16:04

Com o objetivo de discutir sobre a avaliação da aprendizagem na retomada das aulas, os secretários estaduais de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Pernambuco, Frederico Amâncio; e do Piauí, Ellen Gera, participaram, nesta quinta-feira (28), de uma live webinar no YouTube, promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e o Itaú Social.

A transmissão mediada pela diretora executiva da Editora FGV, Marieta Ferreira, também contou com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Luiz Miguel Garcia, e do ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, José Francisco Soares.

A live faz parte de uma série de webinários (conferências on-line) da FGV com o tema “Desafios da Educação Básica em tempos de pandemia”, visando tratar diversos assuntos, como tecnologia, práticas de ensino, materiais didáticos, alimentação e alternativas para acompanhamento e avaliação da aprendizagem frente o contexto de crise. Nesta transmissão, foram abordadas algumas estratégias a serem adotadas pelos secretários e discutidos o processo de avaliação, os desafios do ensino remoto e o diagnóstico dos estudantes.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da avaliação da aprendizagem como ferramenta de estímulo aos estudantes. “A avaliação não pode, de forma nenhuma, nos apartar dos estudantes. Pelo contrário, tem que ser uma ferramenta que consiga ajudar a gente para que os estudantes continuem na escola. Nós temos que ter a avaliação como um elemento atrativo”, destacou.

O secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, ressaltou uma das estratégias a serem adotadas no Piauí, tendo em vista o retorno das aulas.”Esta pauta da avaliação é muito importante, pois há um consenso de que nós vamos precisar de um grande processo de avaliação diagnóstica nas nossas redes. Aqui, no Piauí, nós já estamos com um planejamento avançado para estabelecermos uma implementação de uma avaliação diagnóstica de rede”, informou.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Luiz Miguel Garcia, ressaltou a importância da garantia dos direitos da aprendizagem. “Ainda bem que nós temos no Brasil a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois é um documento fundamentante e que foi construído ao longo de muitos anos, com a participação de muitos agentes. Esse documento traz a questão dos direitos da aprendizagem e o que é o essencial para a gente neste momento é a garantia desses direitos. Este processo de avaliação precisa olhar e compreender a situação do estudante perante os direitos de aprendizagem no estágio em que ele está, as lacunas deste processo e redistribuir. E isso pode ser feito no âmbito de cada sistema”.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.