Notícias

1 10/04/2020 10:32

Cristina Pita

Santo Antônio de Jesus segue sem casos de pessoas infectadas pela Covid-19. Desde o último dia 17 de março, a prefeitura baixou decreto com adoção de medidas de prevenção por causa do risco de disseminação do novo coronavírus. O decreto, que visa prevenir a cidade do coronavírus, começou a valer desde o último dia 20.

Campanhas de alerta chamativo para a estratégia de isolamento social no combate ao novo coronavírus, medida recomendada pelas principais autoridades de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), também foram implementadas na rede social da prefeitura. 

Um comunicado da prefeitura traz dados da quantidade de habitantes no município, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 101.514 pessoas, e faz uma estimativa em que, se 10% desse número ficasse doente seriam 10.151 pessoas.

O texto diz que se 1% dos doentes precisarem de atendimento médico seriam 1.015 habitantes. Estes, por sua vez, enfrentariam um sistema de saúde sem disponibilidade de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já que, segundo a prefeitura, há apenas 42 leitos disponíveis na região.

Ao longo do mês de março, outros decretos com novas medidas foram implementados. Nesta semana, o prefeito Rogério Andrade (PSD), anunciou o cancelamento do São João, além disso, eventos festivos estão suspensos até o dia 30 de julho no município, incluindo, portanto, o aniversário da cidade em 29 de maio e a Festa do Padroeiro, Santo Antônio, em 13 de junho.

Entre as ações adotadas no município estão a suspensão de aulas nas redes privada e pública, o fechamento de cinemas e academias, adiamento e suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, criação de um Conselho Comunitário para coordenar e gerenciar as ações preventivas e emergenciais; estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes fechados.

Somente os setores de farmácia e de abastecimento de alimentos e outros essenciais foram liberados para funcionar. Além disso, ficou proibido o fluxo de pessoas de outras cidades para o município, principalmente onde foram registrados casos da doença, como Feira de Santana, Prado, Porto Seguro e Salvador. Confira o decreto com todas as medidas AQUI

Boletim Epidemiológico

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou, no último dia 7 de abril, um boletim epidemiológico. De acordo com o informativo, a cidade segue sem casos confirmados do novo coronavírus. Ainda conforme a publicação, de 11 de março até às 18h de 7 de abril, SAJ registrou 20 casos suspeitos da Covid-19. Desses, 18 foram descartados, enquanto dois aguardam o resultado de exames e seguem sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. 

Isolamernto social

Campanhas de incentivo ao cumprimento do isolamento social, sobre a importância das medidas de prevenção e como se comportar diante da crise também foram implementadas nas redes sociais da prefeitura.

 

 

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.