Notícias

1 29/01/2020 15:44

O rio Jaguaripe, que integra oito municípios do Recôncavo baiano, foi pauta de reunião entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), o grupo SOS Jaguaripe e o promotor de justiça Julimar Barreto, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), na terça-feira (28/1). O principal encaminhamento foi à criação de um grupo de trabalho (GT) para buscar soluções para a revitalização do rio. 

O GT será formado por diversos órgãos de estado, prefeituras e entidades locais que irão propor soluções para a recuperação do Jaguaripe, como saneamento da área urbana, educação ambiental nas comunidades, criação de viveiros e recuperação de mata ciliares.  O encontro também teve a participação da chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães, e representantes das cidades de Dom Avelar e Nazaré, além da Agência Reguladora e Fiscalizadora de Saneamento do Estado (Agersa).

"Vários fatores vêm causando a degradação do rio Jaguaripe. São problemas ligados a saneamento, fiscalização e até ao uso e a ocupação do solo, que é de responsabilidade dos municípios. Então, é fundamental que as prefeituras participem dessas discussões. Ficou claro na reunião que a questão da revitalização do rio tem que envolver a participação de todos para se construir uma solução de forma compartilhada", destacou a chefe de gabinete da Sema, que representou o secretário João Carlos Oliveira. 

Para o representante do SOS Jaguaripe, Marco Antônio Pinho, que também vai coordenar o GT, a ideia é promover a revitalização total do rio e ampliar a cobertura de saneamento básico na região. "O grupo sai do encontro com uma certeza de que existe uma sensibilidade do governo com a revitalização do Jaguaripe. Foi um diálogo extremamente proveitoso e saímos daqui com a possibilidade de vários encaminhamentos, de propostas acontecerem. Tivemos a possibilidade de chegar e de vencer muitas pautas positivas para a nossa região", disse. 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.