Notícias

1 21/09/2019 08:00

Estrutura de três toneladas será exposta em memorial na cidade do Recôncavo

Como o Site Andaia.com.br e a Rádio Andaiá FM 97.1 informaram com exclusividade na última quarta-feira (18/9), durante o Programa Andaiá Urgente, o túmulo de granito que protegeu o corpo de Irmã Dulce por nove anos seguiu viagem para Castro Alves. A estrutura de aproximadamente três toneladas, transportada por um caminhão, será remontada em um novo santuário dedicado à religiosa, que deve ser aberto ao público até fevereiro do ano que vem na cidade do Recôncavo. 

Irmã Dulce será canonizada no próximo dia 13 de outubro, quando passará a se chamar Santa Dulce dos Pobres. O túmulo antigo foi doado em 2010 por Ivan Leão, nativo de Castro Alves e conselheiro das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Depois das mudanças, que incluíram a substituição por um novo túmulo, a instituição decidiu devolver a estrutura antiga ao conselheiro, que desejava realizar uma homenagem a Irmã Dulce na sua cidade natal. Até a abertura, a nova morada do túmulo é mantida em sigilo.  “Está guardado em sigilo, até para não ter peregrinação. Explicaremos tudo quando ficar pronta a capela”, explicou Ivan Leão. 
 
O conselheiro evitou detalhar o processo de concepção e realização do espaço, mas afirmou que, por se tratar de uma santa, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, autorizou a transferência.

O túmulo começou a ser desmontado no último dia 16 de agosto, quando iniciaram as intervenções dentro da Capela das Relíquias, no Largo da Roma, em Salvador. O local, fechado desde então para visitação, foi entregue na quarta-feira (18/9), com a exibição do efinge da santa - representação da imagem de uma pessoa, envolta por uma urna de vidro. 

 

 

*Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.