últimas notícias

Notícias

1 23/07/2019 15:45

Santo Antônio de Jesus, em parceria com o Governo do Estado, está realizando um mutirão de glaucoma até amanhã, quarta-feira (24/7), na Policlínica Municipal de Saúde. Em entrevista ao repórter Antônio Carlos, da Rádio Andaiá FM, na manhã desta terça-feira (23/7), a diretora da Central de Regulação Municipal, Manuela Novais, falou sobre o assunto. “Os pacientes podem procurar a Policlínica a partir das 7h, portando a xerox e original do RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. Quando o paciente chegar, ele vai receber uma senha para a realização do atendimento inicial, que é o cadastro no sistema da clínica que vai atender o paciente e em seguida terá a dilatação da pupila. Eles passam pelo fluxo de atendimento, procedimentos e consultas médicas. Se for diagnosticado com o glaucoma será feita a entrega do colírio”, orientou.

De acordo com diretora, a expectativa é de atender por dia cerca de 250 pacientes. “Nossa expectativa é de atender, no total, 500 pacientes. Vale ressaltar que há 15 dias tínhamos realizado o pré-cadastro na Central de Regulação, para acompanhamento dos pacientes e está sempre em contato com eles”, disse.

Após o fim do mutirão, os pacientes que forem atendidos terão acompanhamento. “Antigamente o estado entregava a medicação à Dires, que dispensava aos pacientes. Hoje em dia eles têm a clínica, que através do estado, faz o acompanhamento dos pacientes e entrega dos colírios. Os pacientes de glaucoma de três em três meses fazem o acompanhamento com alguns procedimentos. Tem o procedimento que é anual. A clínica vai realizar tanto os procedimentos, quanto as consultas com a médica, bem como a dispensação dos medicamentos”, assegurou.

O mutirão de glaucoma é apenas para os pacientes residentes em Santo Antônio de Jesus. “Todos os municípios tem uma pactuação com essa clínica, então os pacientes de outros municípios podem procurar tanto a Secretaria de Saúde ou a regulação do seu município e lá provavelmente eles farão os encaminhamentos. Esse mutirão é pata atender somente os pacientes de SAJ”, contou.

Todos os pacientes que tem o diagnóstico ou a suspeita de glaucoma pode participar do mutirão. “Não há uma faixa etária determinada para quem poder participar da ação.  Só não pode participar o paciente que não por portador de glaucoma ou se não tiver suspeita, por exemplo, o paciente que não tem nem suspeita e quer apenas fazer uma consulta, esse não é o perfil do mutirão. Hoje, segunda-feira (23), tivemos pacientes que foram atendidos e saíram com os seus colírios”, concluiu.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.