Notícias

1 19/06/2019 15:00

A temporada de viagens de São João e férias está chegando. Nessa época, é importante lembrar que os deslocamentos longos podem representar um risco para a trombose, já que o motorista ou o passageiro, por vezes, ficam muito tempo em uma posição que não favorece o fluxo sanguíneo corretamente.

A trombose é a formação de coágulo numa veia, que acaba por bloquear o fluxo sanguíneo naquele determinado local. Um fragmento desses coágulos pode se desprender das pernas, ir parar no coração e posteriormente na circulação pulmonar. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento, que é embolia pulmonar, uma complicação grave que pode acarretar em casos simples ou até causar morte súbita.

De acordo com médico especialista em cirurgia vascular, Paulo Menezes Filho, vários fatores interferem no processo de formação de trombos em viagens longas de avião, ou mesmo de carro e ônibus.

“O paciente fica sentado por muito tempo, o que dificulta a circulação sanguínea nos membros inferiores. No caso das viagens de avião, além da altitude e da baixa umidade relativa do ar, muitas vezes o passageiro ingere bebidas alcoólicas ou toma medicamentos para dormir e acaba ficando numa posição desconfortável comprimindo as pernas contra o assento”, explica o médico, que é membro do Núcleo de Angiologia e Cirurgia Endovascular da Bahia.

De acordo o especialista, a embolia pulmonar representa a terceira principal causa de mortalidade entre as doenças cardiovasculares, atrás apenas do infarto agudo do miocárdio e AVC.

Para pessoas do grupo de risco, com histórico familiar de trombose ou maiores de 60 anos, o ideal é, antes de viajar, procurar por um médico vascular, que poderá indicar o uso de meias elásticas e medicamentos para prevenir o problema.

“O ideal é estirar as pernas e levantar-se, se possível. Especialmente em viagens de carro, realizar algumas paradas durante o trajeto podem trazer muitos benefícios. É importante também usar roupas leves e confortáveis, além de fazer movimentos circulares com os pés, para estimular o bombeamento da panturrilha, e evitar pernas cruzadas”, alerta Paulo.

*Bahia.Ba







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.