Notícias

1 29/04/2024 12:31



ALEGRIA DE TRABALHAR

No dia primeiro de maio celebramos o Dia do Trabalho. O apóstolo Paulo estabelece uma lei dura: “Quem não quer trabalhar, também não deve comer” (2 Ts 3,10). E São Bento afirmava: “Rezai como se tudo dependesse de Deus e trabalhai como se tudo dependesse de vós”. O trabalho humano é um meio de santificação!

TRABALHAR, antes de tudo, é uma graça. Deus podia criar tudo sozinho, mas Ele nos dá a oportunidade de ajudá-lo na construção do Universo, contribuindo com nossos talentos e qualidades. Cada ser humano tem, também, o direito de tirar do trabalho os meios para sustentar dignamente a si e ganhar para seus dependentes o pão de cada dia. O salário justo é fruto legítimo do trabalho. Recusá-lo ou retê-lo é uma grave injustiça.

O ACESSO ao trabalho e à profissão deve estar aberto a todos os seres humanos, sem discriminação: homens, mulheres, pessoas com deficiências, migrantes... Uma das prioridades do governo, de políticos, de dirigentes de sindicatos e de donos de empresas, deve ser dar trabalho a todos. A privação do trabalho é um atentado à dignidade humana. Além disso, os responsáveis pelas empresas tem o dever de considerar o bem das pessoas e não apenas o aumento dos lucros.

O TRABALHO não é um castigo, nem uma maldição. É sempre um serviço à família e à sociedade. Ninguém se basta a si mesmo. No trabalho, consolida-se a solidariedade, se fortalece a amizade. A alegria de viver surge, também, da alegria de trabalhar. O ser humano não é uma ilha, mas uma pessoa que vive e cresce com as outras pessoas.

O TRABALHO, qualquer que seja, precisa ser realizado com alegria. Certamente essa atitude ajuda a produtividade, porque o trabalho feito com alegria rende muito mais e cansa pouco. Há pessoas que nunca estão satisfeitas com aquilo que fazem na vida. Mas, há outras, que fazem de sua profissão e de seu trabalho, uma festa e, até mesmo, afirmam: “Não tenho tudo o quero, mas amo tudo o que faço”.

COM O OBJETIVO de dar um protetor aos trabalhadores, um sentido cristão e dignidade ao trabalho humano, o Papa Pio XII instituiu, em 1955, a festa de São José Operário, a ser celebrada no dia 1º de maio. O próprio Cristo, também, quis ser um trabalhador, passando grande parte de sua vida na carpintaria de São José. Por intercessão de São José Operário e de Nossa Senhora Aparecida, invocamos a proteção de Deus sobre todos os trabalhadores e suas famílias.

 

 

 

Dom Itamar Vian - Arcebispo Emérito - [email protected]

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.