Notícias

1 22/03/2019 06:10

O número de incêndios em regiões de vegetação praticamente dobrou nos dois primeiros meses do ano na Bahia, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente Sema, as cidades mais atingidas estão localizadas no sul, extremo sul, baixo sul e na região da Chapada Diamantina.

As cidades do interior do estado foram as mais acometidas pelos incêndios em vegetação no mês de fevereiro com 438 ocorrências. Enquanto na Região Metropolitana foram 124 registros. 

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 1.058 casos em todo estado, sendo 588 no interior e 470 na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Já no mesmo período de 2018 foram 578 casos.

O mais recente ocorreu na Serra do Abiá, na zona rural de Valença, e durou mais de uma?semana até que os brigadistas conseguissem controlar as chamas. A causa ainda é desconhecida. 

O tenente Álvaro Serrão, do Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA), apontou que mais de 90% dos incêndios são causados pela ação do homem, por meio da queima de lixo e pastagem e até do descarte das bitucas de cigarro nas rodovias próximas às vegetações. "O fogo usado de forma incorreta pode perder o controle e causar o incêndio que pode atingir grandes áreas”, explica.

As queimadas podem causar inúmeros prejuízos ao meio ambiente e à população. “A gente perde muitas espécies de plantas e animais, o solo fica comprometido e a fumaça gera vários danos ao sistema respiratório da população”, pontua o tenente.

CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO

Em decorrência da grande influência da ação humana nos incêndios, a Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apostam em medidas para conscientização da população através de palestras e campanhas, principalmente nas cidades do interior, onde o número de casos é mais elevado.

Uma das iniciativas é o programa “Bahia sem Fogo”, que foi criado em 2010. O programa é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia (instituído pelo Decreto nº 11.559, de 1º de junho de 2009), formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais.

INVESTIMENTO

Para o fortalecimento e qualificação do trabalho das brigadas voluntárias que atuam no combate aos incêndios, a Sema prepara uma licitação para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivos (EPCs), fardamento e apoio logístico para combate e controle de incêndios, no âmbito do Programa “Bahia Sem Fogo”. Ao todo serão investidos mais de R$ 2 milhões, para compra de 11.950 itens para equipar as brigadas dos municípios.

*Com o Bahia Notícias







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.