Notícias

1 18/03/2019 10:30

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) notificou o Google e o WhatsApp para remover conteúdos relacionados à Boneca Momo. A informação foi divulgada pelo órgão no sábado (16/3). 

As notificações foram encaminhadas por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), que instaurou procedimento para apurar os fatos relacionados a vídeos possivelmente disponibilizados em plataformas de vídeos e compartilhados em redes sociais com conteúdo direcionado a crianças e uso do personagem.

Em agosto, escolas de Salvador estavam emitindo alertas para os pais dos estudantes sobre o jogo da Boneca Momo. A personagem tem até número telefônico, que varia de acordo com o país. A lenda passou a amedrontar crianças reais e, na época, foi atribuída como a suposta causa da morte de um menino de 9 anos em Recife (PE).

Boneca Momo reaparece em vídeos e incentiva o suicídio

Os vídeos em questão, são, em sua maioria, infantis. A personagem interrompe a exibição com mensagens assustadoras, falando o que uma criança deve fazer para se suicidar.  A informação foi publicada pela revista Crescer.

A Boneca Momo ficou conhecida, originalmente, por conta de um desafio que estava rolando na internet. A personagem foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês: ela tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro. O seu desafio viralizou na internet no ano passado.

Segundo a revista Crescer, Momo tem aparecido em vídeos infantis populares na internet, como no de uma criança brincando com slime. O vídeo é interrompido em poucos segundos após o início da sua exibição com imagens da boneca incentivando o suicídio.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.