Notícias

1 18/03/2019 14:00

Cristina Pita

Ainda não foi controlado o incêndio que atingiu a Serra do Abiá, em Valença, na região do Baixo Sul da Bahia, segundo informou o comandante do 16o Grupamento do Corpo de Bombeiros (16º GBMB), em Santo Antônio de Jesus, coronel Valdemir Matias dos Santos, ao Site Andaia.com.br .

Ainda não se tem informações informar se o fogo foi provocado por queimadas ou uma suposta moradora de uma comunidade próxima ter ateado fogo em uma casa de maribondos. O Grupamento Aéro do CBMB foi acionado e no domingo (17/3), ajudou a conter as chamas para que ela não se alastre.

A Serra do Abiá é o ponto culminante do município de Valença, com cerca de 900 metros de altura. Muito procurada para a prática de vôo livre, onde já foram realizados vários campeonatos de asa delta. 

Uma carta aberta de uma moradora pelas redes sociais pede ajuda para as comuniaddes do entorno da Serra do Abiá. Segundo o relato de Delma Pereira, 'a comunidade que está sendo atingida está precisando de voluntários e ajuda em água potável, alimentos, lanches e sugestões de como conter esse fogo que corrói a natureza e a história de vida de muitos (como a minha)”, relata Delma Pereira.

A moradora ainda cita a apreensão para que o fogo não passe para outras localidades do entorno da Serra do Abiá, como Várzea, Agosto, Km 52, Km 55, Serra Grande, Formiga, Entroncamento de Valença, Tabuleiro, Bomfim e Derradeira,  na zona rural de Valença, e até do municípío vizinho de Tancredo Neves. "Precisamos de ajuda para fazer arrasto para o fogo não passar para a serra do lado (onde ficam as torres), Não podemnos desistir", apelou a moradora.

CONFIRA

"Venho através deste fazer um APELO à toda comunidade da Várzea, Agosto, KM 52, KM 55, Serra Grande, Formiga, Entroncamento de Valença, Tabuleiro, Bomfim, Derradeira, Serra do ABIÁ, Valença, cidade de Presidente Tancredo Neves e TODOS AQUELAS PESSOAS QUE SINTAM A NECESSIDADE humana de ajudar.
O FOGO continua na SERRA DO ABIÁ! Os esforços não param, porém, não está sendo o suficiente 😭.
A comunidade a qual está sendo atingida está precisando de voluntários e ajuda em água potável, alimentos, lanches e sugestões de como conter esse fogo que corrói a natureza e a história de vida de muitos (Como a minha).
Precisaremos de ajuda para fazer arrasto para o fogo não passar para a SERRA DO lado (onde ficam as torres); e não passar para o outro lado da Serra.
Não podemos desistir
A MATA ATLÂNTICA ESTÁ GRITANDO PELA NOSSA UNIÃO. 🤝🏻🤝🏻🤜🏻🤛🏻🙏🏻
Independente da nossa religião, sexualidade e partido político... Precisamos nos unir na diferença, nos respeitando como semelhança de DEUS.
A situação vem se agravando e ficando perigoso e desgastante demais para quem está lá há 5 DIAS. O calor do fogo está estourando as pedras e quebrando galhos e árvores, sem contar a subida íngreme sem oferecer nenhum tipo de apoio e segurança.
Pelo amor de Deus, quem tiver algum contato com alguém que possa oferecer mais aeronaves para ajudar no combate ao fogo, por favor FAÇA.
Amanhã cedo, algumas comunidades já estão se reunindo para ajudar e você pode está somando forças.
Ajudem da forma que você puder. Atenciosamente uma pessoa que se orgulha de ser dessa região e que neste momento está vendo sua infância sendo queimada"

Veja os vídeos







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.