Notícias

1 18/01/2019 18:00

O IDSAJ conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas

Cristina Pita

O Instituto dos Diabéticos de Santo Antônio de Jesus - IDSAJ, inaugurado em dezembro de 2018, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, é pioneira no atendimento a portadores da doença na região. Com apenas 10 dias de funcionamento, centenas de pessoas buscam atendimento especializado no IDSAJ, que disponibiliza gratuitamente um serviço de atenção completo à população diabética ou pré-diabética, com acompanhamentos em várias especialidades. Do dia 7 até hoje, cerca de 200 pessoas já foram cadastradas para atendimento no Instituto, que será referência no atendimento multidisciplinar aos diabéticos no Recôncavo.

No IDSAJ, o usuário recebe tratamento médico multidisciplinar. Com equipe formada por endocrinologista, psicólogo, assistentes sociais, acupunturista, naturalista e nutricionistas, sendo acompanhado durante todo o tratamento. Para ser atendido pelo IDSAJ, basta se dirigir a sede do Instituto, localizado na Rua dos Expedicionários, 226, Centro de SAJ, das 8h às 14h. No IDSAJ, o paciente terá um atendimento global, com uma equipe multidisciplinar reunida dentro de um mesmo local para acolhimento ao paciente. "Para se cadastrar, é preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e Cartão SUS. Após o cadastro, o paciente recebe uma Carteirinha do IDSAJ. A equipe do IDSAJ fará o acompanhamento dos pacientes, integral, o que permitirá que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes", explicou Rafaela Sande, voluntária do Departamento de Administração.

                                                                                                     Parte da equipe de voluntários e parceiros do IDSAJ

O IDSAJ é mantido e gerido com parcerias, convênios e voluntários. Oferece atendimento preventivo e de capacitação, com palestras e atendimento multidisciplinar, sem contar com as ações de prevenção ao Diabetes. “O IDSAJ é um instituto filantrópico. Temos parceiros e voluntários que nos ajudam. O Instituto é exatamente aquilo que eu esperava. Uma referência para a região, que vai ofertar todo o acompanhamento necessário para quem sofre com esta doença. É a realização de um sonho”, disse o idealizador do IDESAJ, vereador Cristiano Sena, ao Andaia.com.br

Sobre a Diabetes 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a gravidade da doença pode ser facilmente medida pelos números: estima-se que, se continuar crescendo nos níveis atuais, até o ano de 2035 cerca de 592 milhões de pessoas de todos os continentes terão diabetes; um em cada 10 adultos. Até lá, serão 10 milhões de novos casos por ano, ou seja, três novos diagnósticos a cada 10 segundos. O que mais assusta: 62% dos brasileiros têm, pelo menos, um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes e 45% das pessoas desconhecem as mais simples práticas de controle do pré-diabetes e diabetes, segundo a SBD.

Diante de tanto risco e possibilidades de sofrimento, a prevenção é o melhor remédio para combater o mal. A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e a diabetes tipo 2. No caso do tipo 1, não existe a pré-diabetes. Já se sabe que a forma mais comum da doença, o tipo 2, está associada a obesidade, fatores genéticos, sedentarismo e dietas inadequadas.

Confira as entrevistas com o vereador Cristiano Sena, as voluntárias Rafaela Sande e Sônia Aparecida de Lima, os médicos Caridad Veiga, que é naturalista, e Ivan Amado, acupunturista:







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.