Notícias

1 20/01/2019 18:00

Cristina Pita

Jaguaripe ferve em janeiro. Localizada a 101 km de Salvador (via ferryboat), o município é um bom local para velejar, pescar e desfrutar de belas praias. Abriga fauna e flora remanescentes de Mata Atlântica, cachoeiras e rios que nascem e terminam dentro do seu território ou que correm direto para o mar. 

A 31ª Regata dos Navegantes, que enche as águas do Rio Jaguaripe de canoas à vela, acontece nesteb domingo (20/1), desde às 7h, com saída de Jaguaripe em direção a Cacha-Prego. Um espetáculo acompanhado por moradores e visitantes.

A competição acontece nas águas do Rio Jaguaripe e é um espetáculo a parte. A cidade fica bem movimentada torcendo e comemorando os festejos à Nossa Senhora dos Navegantes. Vale à pena conferir.

Sua aptidão para a navegação é nítida. Durante todo o ano acontecem regatas e procissões. As principais acontecem em janeiro, a Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes, uma procissão fluvial e marítima, e em novembro acontece a Regata da Primavera, que sai da Ponta do Humaitá com destino a Mutá em Jaguaripe.

Barcos à vela de diversas cidades da região navegam em direção a Cacha-Prego, na Ilha de Itaparica, onde ocorre a premiação dos primeiros colocados.

Festa de Nossa Semhora dos Navegantes

Neste mês, além da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, ocorre a tradicional Romaria em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão terrestre e marítima mobiliza a população da sede do município de Jaguaripe, bem como cidades circunvizinhas. É uma bonita festa acompanhada pela Filarmônica Lira Jaguaripense.

E no final do mês, a cidade é tomada pela grande Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, dias 26 e 27, sábado e domingo. As diversas bandas musicais animam moradores e visitantes das cidades circuvizinhas na Avenida Ulysses Guimarães. Unha Pintada, Xandy de Pilares, Psirico, Magari Lord e Daniel Vieira são algumas das atrações.

Além da boa música, na praça principal, acontece a exposição de artesanato, que valoriza a cultura local e os artesãos de Jaguaripe e localidades da zona rural. 

COMO CHEGAR:

Via Terrestre a cidade fica a 239 km de Salvador. Saindo da capital pela BR-324 segue sentido Feira de Santana e sube o viaduto que dá acesso a BR-101. Segue até Santo Antônio de Jesus e pega a BA-046 até Nazaré. A partir de Nazaré, são 10 km até o entroncamento com Jaguaripe. Do entroncamento até a cidade são 14 km de estrada sinuosa.

Outra opção é pelo ferryboat pelo terminal de São Joaquim, na Calçada, em Salvador. Ao chegar na Ilha de Itaparica, no Terminal de Bom Despacho, seguir por 61 km pela BA-001 até a cidade de Nazaré. A partir de Nazaré, seguir em direção sul por mais 10 km até o entroncamento com Jaguaripe. Do entroncamento até a cidade são 14 km de estrada.

Confira







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.