Notícias

1 10/01/2019 21:35

As demandas que estão em destaque na Rádio Andaiá FM nesta quinta-feira (10/11) são as reclamações dos moradores, como a iluminação precária em alguns pontos de Santo Antônio de Jesus. A situação foi relatada por alguns moradores, que se queixaram da falta de iluminação em algumas ruas dos bairros da Urbis I, no Barro Vermelho e Clube dos 100, além da Avenida Barros e Almeida.

A iluminação pública é municipalizada em SAJ. Ou seja: se a rua onde você mora ou a praça em que as crianças brincam estão no escuro, reclame pontos de luz à prefeitura. À Coelba cabe apenas trocar a estrutura do poste caso ele tenha sido destruído em um acidente de trânsito, por exemplo.  Se a lâmpada queimou ou se a população quer uma de potência maior, é o município quem tem que fazer essa manutenção.

Além disso, a iluminação é diretamente ligada à questão da segurança. Ficar na escuridão cria um clima de insegurança, pois favorece a ação de bandidos. Ainda é perigoso para a locomoção de pessoas e veículos, já que facilita a ocorrência de acidentes.

Uma moradora da Urbis I contou que desde 2018 um poste está com a lâmpada queimada em uma das ruas do bairro. “Passamos a virada do ano na escuridão e estamos até hoje. E as taxas de iluminação que pagamos? Fica onde? Vamos ficar sujeitos aos perigos constantes?”, questionou.

Sobre a falta de iluminação na Avenida Barros e Almeida e no Clube dos 100, moradores informaram que os órgãos responsáveis foram acionados, mas até o momento não resolveram o problema. No Barro Vermelho, moradores da Rua L afirmam que estão às escuras desde o ano passado.

Há moradores também que estão 'na bronca' por conta da falta de fraldas geriátricas em alguns Postos de Saúde da Família (PSFs). Além disso, um morador, de prenome Miguel, afirmou que o recém-inaugurado PSF do Alto Santo Antônio está com o bebedouro quebrado, prejudicando os pacientes. "Na sala do dentista o compressor não está instalado, está faltando armários para depositar os medicamentos e o bebedouro sem funcionar. Quando chegamos ao posto não podemos beber água porque o bebedouro está quebrado. Já procurei as autoridades, mas até agora nada”, lamentou.

Uma moradora do bairro Santa Teresinha disse que está há mais de um ano tentando marcar uma cirurgia para a retirada de um cisto no olho, mas não consegue. "Fui na secretaria de Saúde do Município para marcar uma cirurgia, mas desde outubro de 2017 estou com a requisição da cirurgia, mas nunca tem vagas. Eles sempre dizem que é para eu ir outro dia e quando vou, não tem vagas”, lamentou.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.