Notícias

1 19/12/2018 04:00

Cristina Pita

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18/12), o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC). A Unicesumar, que possui um Polo em Santo Antônio de Jesus, está entre as melhores instituições de ensino superior privadas do país, mantendo o IGC 4 por oito anos consecutivos. 

Assim, a Unicesumar cumpre sua missão de ofertar uma educação de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, capacitando profissionais para o mercado de trabalho e formando, cidadãos participativos na sociedade. O índice avalia todas as instituições de ensino superior, tanto as públicas quanto as privadas, com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de cada uma delas. Segundo a instituição, na última avaliação do MEC, a Unicesumar obteve IGC (Índice Geral de Cursos) também a nota 4, em uma escala de 1 a 5. 

O IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC, sintetizando em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação (presenciais e a distância), mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O cálculo do IGC é realizado anualmente e considera a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio.

Também são consideradas as médias dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Esse último critério se baseia em dados do censo da educação superior e da Capes. 

A Unicesumar está entre as melhores do Brasil e a qualidade é mantida em todas as cidades em que está presente. Tanto que, mesmo sendo exigido pelo MEC que apenas 30% do corpo docente seja formado por mestres ou doutores, a Unicesumar tem 80% de mestres e doutores. Este é apenas um índice, entre tantos que comprovam a preocupação da instituição com a qualidade do ensino.

Sobre a Unicesumar

A  Unicesumar possui 250 polos de EAD, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados brasileiros. Atualmente, são 45 cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e 80 cursos de Pós-Graduação, além de 400 cursos livres e cursos desenvolvidos sob demanda para empresas. Possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná. Seu corpo docente é formado por mais de mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores.  Com isso, a Unicesumar torna-se uma das instituições mais tradicionais do país.  

Há 28 anos atuando no ensino superior, o Centro Universitário Cesumar – Unicesumar é reconhecido por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Instituição está presente em todo o Brasil por meio de polos de EAD espalhados de Norte a Sul do País. A Unicesumar oferece 46 cursos de graduação presenciais e 27 à distância, mais de 60 cursos de especialização e quatro mestrados.

Como é calculado o IGC

O índice, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado.

Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas.

Além disso, também entra no cálculo do IGC, a distribuição de estudantes entre cursos de graduação, pós-graduação (quando há programas stricto sensu).







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.