Notícias

1 14/12/2018 00:51

Não há informação se a Prefeitura de Una tomou providências para a retirada do animal morto do local.

Após matéria veiculada no Jornal Costa Sul (JS), na tarde desta quinta-feira (13), alertando a população de Una sobre a existência de um animal de grande porte, provavelmente um bovino, encontrado morto no Rio Una, acima do local onde está instalada a bomba que faz a captação de água da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), a estatal emitiu nota de esclarecimento.

Moradores do município estão deixando de usar a agua que chega as torneiras das casas para beber ou cozinhar preocupados com possibilidade de contaminar-se com possíveis doenças.

De acordo com a nota, o animal em decomposição não está próximo à área de captação de água e sim a três quilômetros acima. Em outro trecho a Embasa afirma que pratica um rigoroso controle de qualidade da água tratada, com análises feitas, diariamente, a cada duas horas, para atender aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e dos órgãos reguladores no Estado. E para finalizar diz que até o momento, não houve alterações na qualidade da água distribuída.

A nota é assinada pela Assessoria de Comunicação da Embasa, unidade regional de Itabuna.

Lei a nota na íntegra

A Embasa informa que o animal em decomposição, ao contrário do noticiado, não está próximo à área de captação de água e sim a três quilômetros acima. Ainda ontem, quarta-feira (12 de dezembro), a gerência do Escritório Local de Una, acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente, esteve no local para tomar as devidas providências.

Além disso, a Embasa informa que pratica um rigoroso controle de qualidade da água tratada, com análises feitas, diariamente, a cada duas horas, para atender aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e dos órgãos reguladores no Estado. Todas as análises são confirmadas pelo Laboratório da Unidade Regional da Embasa em Itabuna e, posteriormente, publicadas no site VIGIAGUA.

Até o momento, não houve alterações na qualidade da água distribuída em Una e a água que chega na Estação de Tratamento passa por processos de desinfecção, eliminando qualquer risco de contaminação aos usuários.

 Vale salientar que não há informação se a Prefeitura de Una tomou providências para a retirada do animal morto do local. Dessa forma o cidadão continua aguardando esclarecimentos.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.