Notícias

1 11/12/2018 16:45

As fortes chuvas que atingem diversos municípios da Bahia, princialmente no Extremo Sul e no Norte do estado, nos últimos dias, deixaram quatro mortos e prejuízos nas cidades. Na segunda-feira (10/12), a Defesa Civil do Estado (Sudec) informou que as chuvas fizeram com que 20 municípios tenham decretado estado de emergência, um deles, inclusive, pediu auxílio ao governo federal para contornar a situação. Ao decretar estado de emergência, o município pode fazer contratações emergenciais com dispensa de licitação. Isso acontece para ajudar os afetados pelos desastres, a exemplo de aluguel social para as famílias que ficaram desabrigadas, doação de cestas básicas, cobertores, e colchões, além de outros materiais para apoiar os desalojados.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram algumas das situações vividas por moradores, incluindo o destelhamento de um supermercado em Eunápolis, no Extremo Sul.  Em Coaraci, também no Sul do estado, três jovens morreram após o carro em quem eles estavam ser arrastado por uma enxurrada, na segunda-feira (3). Os corpos foram encontrados na manhã seguinte.

Até o momento, os municípios em situação de emergência são: Camacan (vendaval), Coaraci (onde os três jovens não identificados morreram), Dário Meira (inundação pela cheia do rio), Entre Rios (enxurrada), Ibicaraí (enxurradas e famílias desabrigadas), Itamaraju (cheia do rio Jucuruçu), Iuiú (chuva de 180 mm apenas em um dia e danos em estradas), Jacobina (130 mm em um dia, danos em casas e comércio), Jucuruçu (estradas e pontes caíram).

Também estão em emergência Mairi (famílias desalojadas e enxurradas), Malhada (estradas destruídas e produção de leite sem possibilidade escoamento), Manoel Vitorino (casas destruídas e estradas danificadas), Milagres (70mm de chuva em meia hora, calçamento danificado, estradas destruídas), Mucuri (alagamentos), Nova Canaã (destruição de pontes e bueiros), Nova Viçosa (desalojados e alagamentos), Tanhaçu (ponte destruída, casas e estradas danificadas), Teofilândia (famílias desalojadas) e Itabela (vendaval e casas destelhadas).

A 20ª cidade que está em situação emergencial é Macarani, onde foi registrada a quarta morte. Uma pessoa não identificada foi sugada para dentro de um bueiro. A cidade também está com parte do calçamento destruído após a passagem das águas.

Ajuda federal

Na lista de municípios em estado de emergência, Milagres pediu, na segunda (10/12) ajuda ao Governo Federal e Ibicaraí tem previsão de solicitar o apoio a Brasília na quinta (13/12), em razão da necessidade imediata de reconstrução de casa e pontes, além dos reparos nos calçamento.

Ainda segundo a Defesa Civil estadual, todos os municípios baianos, em especial os localizados no Extremo Sul e no Norte, onde as chuvas ainda preocupam nesta semana, têm recebido alertas para que as famílias saiam das áreas de riscos.

Quatro equipes da Sudec também estão divididas nas localidades mais afetadas, apoiando os municípios e ajudando na reconstrução de pontes, asfalto e casas prejudicadas pelas chuvas. O órgão estatal atua em plantão de 24 horas após os casos de ventania e chuvas.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os ventos na região Sul superaram 50 km por hora. De acordo com o órgão, a maioria das tempestades são acompanhadas por ventos de alta velocidade e os vendavais são caracterizados por pouca chuva, ocorrendo quando as áreas de alta pressão e as de baixa pressão de ar se encontram. Quando os fenômenos acontecem, os ventos ficam entre 35 km/h e 70 km/h.

Por causa dos fortes ventos, o Aeroporto de Porto Seguro precisou interromper as atividades e até essa segunda (10) alguns voos precisaram ser cancelados. Por meio de nota, a prefeitura afirmou que está monitorando os locais de risco e equipes de todas as secretarias municipais, além da Defesa Civil da cidade, estão trabalhando em ações emergenciais.

Outras cidades baianas sofreram danos por causa das fortes chuvas e dos vendavais e estão sob monitoramento da Sudec. Segundo o órgão, todos os prejuízos só vão poder ser contabilizados nesta sexta-feira (14/12), em razão de as chuvas persistirem em algumas localidades. *Com o Correio

Andaraí, Na Chapada Diamantina, hoje (11/12)







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.