Notícias

1 11/12/2018 16:00

Cristina Pita

Familiares das 64 vítimas e dos cinco sobreviventes que da explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, em 11 de dezembro de 1998, participam de uma intensa programação desde o último dia 1o, sobre a tragédia que completa  20 anos de luta e resistência nesta  terça-feira, 11 de dezembro. Reunidos no Movimento 11 De Dezembro, eles buscam agora que a justiça destrave os processos da explosão da fábrica de fogos.

E nesta terça-feira (11/12), na sede do Ministério Público, em Salvador, acontece uma audiência onde as famílias pedirão para que o Estado Brasileiro garanta a reparação dos danos morais e materiais causados.

A audiência pública faz parte de uma série de atividades com programação criada pelo Movimento 11 de Dezembro, que busca destravar os processos em curso sobre o caso.

Para o ex-deputado estadual e um dos proponentes da série de atividades, Yulo Oiticica, a luta pelos direitos humanos continua. “A fábrica funcionava em regime análogo à escravidão. O Movimento 11 de Dezembro envolve jovens, homens, mulher e, na sua maioria, mães que perderam suas filhas para dor da morte, que se soma a cada dia à dor da injustiça”, disse.

São quatro processos judiciais, nas áreas cível, criminal, trabalhista e administrativa, no entanto, até agora, 20 anos depois, só os processos administrativos e trabalhistas foram encerrados, sem que a justiça garanta a reparação justa às famílias das vítimas da explosão.

Programação

A partir das 10h30 acontece a audiência pública com o Ministério Público, oito autoridades e cinco lideranças do Movimento 11 de Dezembro, em Salvador. A audiência será no Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), na sede no MP, localizada na 5ª Avenida do CAB, sala 101.

Às 12h será realizada uma missa na Igreja da Ascensão do Senhor – também no CAB, com padres que aderem a luta pelos direitos humanos. A partir das 13h acontece a coletiva de imprensa na Igreja da Ascensão do Senhor, com autoridades e partes envolvidas.

Devem participar das atividades, além do ex-deputado Yulo Oiticica, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), o deputado eleito Mario Jacó (PT), o defensor público geral da Bahia Clériston Cavalcante de Macêdo e membros da ONG Justiça Global, do Rio de Janeiro e do Movimento Humanos Direitos (MHUD), e o Movimento 11 de Dezembro.

Assista ao vídeo de Yulo Oiticica e Rosaa Santos:







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.