Notícias

1 14/11/2018 22:30

Cristina Pita

Colaborou Geovanna Lohan

Em alusão ao Dia Mundial de Diabetes, comemorado nesta quarta-feira (14/11), a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, promoveu uma sessão especial na terça-feira (13/11), no Centro Cultural. A sessão foi uma solicitação do vereador Cristiano Sena, que também foi o responsável pela ação que aconteceu na Praça Padre Matheus, com um mutirão de diagnósticos com testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Segundo o vereador Cristiano Sena, durante a sessão especial, os ‘participantes se conscientizaram sobre a importância dos cuidados com a saúde, a prevenção e a alimentação saudável’. O vereador destacou a instalação do Instituto dos Diabéticos de Santo Antônio de Jesus – IDSAJ, que será inaugurado em dezembro com o objetivo de acolher as pessoas com diabetes e encaminhá-las para uma unidade de referência para o tratamento. “As instalações do Instituto já estão sendo executadas. O IDSAJ será um braço forte juntamente com os órgãos de saúde de nossa cidade contra o diabetes”, garantiu o vereador.

Em entrevista a Itajaí Junior, da Rádio Andaiá FM, o vereador Cristiano Sena, relatou sobre a importância da prevenção da diabetes. “Estou satisfeito e quero agradecer a todos que compareceram a essa sessão, com temas muito importantes que são a diabetes e o exame de próstata”, disse.

Em torno de 40% da população no Brasil só tem o diagnóstico da doença na fase avançada, já com as complicações. Muitas vezes, apenas ao sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou um enfarte. Segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde o número de indivíduos com a doença já chega a 422 milhões, ou seja, 8,5% da população. Somente em 2014 mais de 1,5 milhões de pessoas morreram vítimas do diabetes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com a doença já chega a 422 milhões, ou seja, 8,5% da população. Somente em 2014 mais de 1,5 milhões de pessoas morreram vítimas do diabetes. Cristiano Sena informou que na próxima semana, mais uma sessão terá como tema a luta e a resistência dos negros e sua cultura, abordando a inclusão do negro na sociedade, que também será realizada no Centro Cultural.

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.