Notícias

1 31/08/2011 19:22

O Dia Mundial Sem Fumar está sendo lembrado pela secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus com atividades em diversos setores  saúde. Palestras, panfletagens, exibição de vídeos e sensibilização acontecem durante toda semana, em virtude do Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Para marcar a data a alertar a população sobre os malefícios causados pelo tabaco o  Centros de Atenção Psicossocial AD (CAPS) que atendem usuários de álcool e outras drogas em Santo Antônio de Jesus promoveu nesta terça-feira (30/08) diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. Dinâmicas de grupo, palestras, rodas de conversa, depoimentos de ex-fumantes (inclusive muitos dos que estão inseridos no Caps AD Santo Antônio de Jesus) e atividades físicas foram  algumas das ações realizadas no  CAPS AD.

 De acordo com a médica do Trabalho, Ana Wanderley, a proposta é aproveitar a semana de combate ao tabagismo para divulgar os serviços oferecidos gratuitamente pelo município.

“Disponibilizamos para nossa população um Centro de Tratamento de Fumantes (CTF), com equipe multiprofissional que atende toda terça-feira os fumantes, ex-fumantes do Caps AD, onde  os pacientes tem acesso a medicamentos e tratamento totalmente gratuito”, afirmou a médica do Trabalho.

O CAPS AD é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS que atende pessoas que apresentam sofrimento psíquico associado à dependência química e seus familiares. O Centro   está instalado à Rua da Conceição, 88, Bairro São Benedito e funciona de segunda à sexta-feira das 8:00 às 18:00hs.Telefone: (75) 3632-4038 

 Conheça -Instituído em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), O Dia Mundial sem Tabaco chama a atenção sobre o problema do tabagismo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS, 2002), cerca de 200 mil pessoas morrem todo ano no Brasil em decorrência do tabagismo. O tema deste ano do Dia Mundial sem Tabaco - “Três maneiras de salvar vidas” - enfatiza o trabalho desenvolvido por bombeiros e salva-vidas, associando-os à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e suas ações e contrapondo-se aos malefícios do tabaco.

Em 2011, as atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco procuram destacar a importância global da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a grande preocupação de se fazer cumprir as suas determinações. A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, aprovada por unanimidade pela 56ª Assembleia Mundial da Saúde, em 2003, representa uma resposta à necessidade de implementar medidas globais e coordenadas para o controle do tabagismo. Segundo dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano só no Brasil. Em todo o mundo, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão.

Fonte: Ascom PMSAJ







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.