Notícias

1 25/09/2018 15:00

Cristina Pita

Única candidata mulher na disputa pelo governo da Bahia, a ex-vice-prefeita de Salvado e professora universitária, Célia Sacramento, da Rede, que compõe a chapa ao lado do empresário José Itamário (Rede), é a quinta candidata a participar, nesta terça-feira (25/9), da série de entrevistas promovida pela Rede Baiana de Rádio (RBR), através da Rádio Andaiá FM. Os profissionais das emissoras Vale FM, de Amargosa; Costa Sul FM, de Canavieiras, e Jaraguar FM, de Jacobina, também participam da série de entrevistas com perguntas previamente gravadas.

Célia Sacramento nasceu em São Paulo e mora em Salvador desde os seis anos de idade. É mestre em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Foi candidata a vice-presidente da República ao lado de Eduardo Jorge (PV), em 2014. Antes, em 2012, foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com ACM Neto (DEM). Em 2016, após sair do cargo de vice-prefeita da capital, disputou pela primeira vez o posto máximo do Palácio Thomé de Souza, mas não foi eleita.

O radialista Léo Valente questionou Célia Sacramento sobre a chapa de 2012, quando ela foi candidata a vice-prefeita de ACM Neto e na época surgiram algumas críticas de pessoas ligadas a esquerda e movimentos dizendo que ela estaria sendo, mesmo sem notar, usada para 'suavizar' a chapa de ACM Neto. Célia Sacramento explicou que fazer alianças faz parte da política. "Aquela aliança não foi feita por mim e sim pelo meu partido da época, que era o PV. Como o partido tinha feito uma aliança com ACM eu tive que aceitar. Porém, não me arrependo. Trabalhei muito pela cidade de Salvador, mas que me incomodou foi o fato de que 12 horas antes da convenção ele me informou que eu não estava mais na chapa e eu preferi voltar ao meu projeto de origem. Esses fatos são passados. O importante agora é focar na minha gestão", afirmou.

Por sua vez, o radialista Naldo Filho, da Vale FM, questionou a candidata com relação a precariedade da saúde pública e a fila da Regulação, chamada de 'Fila da Morte’. A candidata disse que 'é preciso mudar os hábitos da população e a proposta dela, se eleita, é de que em quatro anos resolverá este problema'. "Temos que cuidar das pessoas por meio da educação alimentar, implementação de estruturas para atividade física e campanhas educativas. O que faremos é usar o dinheiro que é gasto em propaganda institucional e usar em propaganda educativa; desencorajamento ao uso de drogas e incentivo a prática de atividades físicas. Esse fluxo na fila da regulação é a falta de atenção para o problema inicial da população, que é a saúde preventiva", disse.

Alex Alves, da Rádio Costa Sul FM, de Canavieiras, lembrou a Célia Sacramento que as estradas baianas estão precárias, em boa parte da malha. "A BA-262, trecho que liga Itajuípe a Guaraci, Itapitanga e Almadina está totalmente esburacado e coloca em risco a vida das pessoas que trafegam por esse trecho. A BA-001, trecho que liga Canavieiras a Santa Luzia também se encontra totalmente esburacado". Célia Sacramento respondeu destacando projeto de seu o plano de governo. "Vamos reestruturar estes trechos dando um olhar real e técnico com relação as estradas, faremos inclusive parceria com a escola politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde temos uma série de profissionais que estão periodicamente fazendo pesquisas e estudos com respostas mais avançadas do que a gestão atual está fazendo", garantiu.

Confira na íntegra a entrevista:







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.