Notícias

1 24/09/2018 17:00

Cristina Pita

Marcos Mendes, candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, foi o entrevistado desta segunda-feira (24/9), na rodada de entrevistas realizada pela Rede Baiana de Rádio - RBR, com os candidatos ao governo do estado. Mendes participou diretamente dos estúdios da Rádio Andaiá FM. Quatro candidatos já participaram das entrevistas, que começaram na segunda-feira (17/9).

A participação do candidato faz parte de uma série de entrevistas que a RBR realiza com os sete candidatos ao governo do Estado, que segue até sexta-feira, dia 28. Célia Sacramento (Rede) será sabatinada amanhã, terça-feira (25/9). O candidato João Henrique (PRTB) desmarcou a data da participação e ainda não confirmou o novo dia. A assessoria de Orlando Andrade, do PCO, se comprometeu até sexta para confirmar a participação do candidato.

É a terceira vez que Marcos Mendes disputa o posto de chefe do executivo estadual, nas eleições de 2010 e 2014, não conseguiu se eleger. A candidata a vice-governadora na chapa de Mendes, que é geólogo e bancário, é a integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB), Mira Alves, conhecida como Dona Mira.

Marcos Mendes, que é baiano de Salvador, respondeu as perguntas dos radialistas Naldo Filho e Jota Braga, da Vale FM, de Amargosa; Alex Alves, da Costa Sul FM, de Canavieiras, e direto do estúdio com Léo Valente e Itajay Junior. Mendes garantiu que, se eleito, sua primeira ação será investir fortemente em educação pública de qualidade, saneamento e políticas sociais. "Principalmente nas regiões periféricas. Investir em esporte e cultura, pois essas são áreas que tiram os jovens da marginalidade. Por outro lado, na segurança pública, é importante investir também em mais policiais e a valorização desses profissionais", disse.

Sobre as denúncias da desvalorização dos funcionários públicos, que ganham abaixo de um salário mínimo no atual governo, Marcos Mendes destacou que, eleito governador, os servidores públicos serão valorizados. "Há quatro anos não há reposição na inflação e foi cortada a licença Premium para os servidores estaduais. A proposta do meu governo é que esses profissionais sejam valorizados, fazendo com que os servidores estaduais tenham a melhor qualificação salarial do estado, e que prestem, consequentemente, um dos melhores serviços do país. Essa é a proposta do PSOL, pois entendemos que esses profissionais precisam ser valorizados", assegurou.

Ambientalista, Marcos Mendes também falou sobre a política nacional de incentivo a produção de cacau, que tem o objetivo de elevar o padrão de qualidade do cacau brasileiro por meio de estímulo à produção. O radialista Alex Alves, da Costa Sul FM, perguntou ao candidato quais seriam as propostas para a cacauicultura. De acordo com Mendes, a proposta é fazer um sistema de cooperativas em apoio à cultura. "Somos o 7o estado mais rico do país, porém com a 5a população mais pobre. A nossa proposta é fazer uma parceria com a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB para produzir o melhor cacau orgânico, termos exportação do produto e consequentemente uma distribuição de renda real", afirmou.

Confira a íntegra da entrevista com Marcos Mendes:







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.