Notícias

1 20/08/2018 11:49

Etapa nacional será realizada na próxima terça (25)

 Cinquenta e cinco estudantes baianos se classificaram para a terceira fase da XXIII Olimpíada Brasileira de Química (OBQ 2018), que ocorrerá na próxima terça-feira (25/8). No total, o certame terá a participação de 1.325 alunos de todo o Brasil.

Na Bahia, a prova será aplicada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os estudantes conquistaram as vagas na etapa nacional após alcançar bom desempenho na Olimpíada Baiana de Química (Obaq), que foi realizada em 2017 com o apoio da Braskem.

O exame foi aplicado em 67 municípios com alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental II também foram avaliados por meio da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr).

Medalha de prata na OBQJR de 2017, o baiano Gustavo Monteiro Perrone de Oliveira foi um dos estudantes a garantir a classificação para a etapa nacional. Agora ele disputa uma das quatro vagas para a 50th International Chemistry Olympiad, que será realizada na Eslováquia e República Checa e na XXIII Olimpíada Iberoamericana de Química, em setembro, em El Salvador. "Eu não tinha a pretensão de fazer a olimpíada, mas fui pegando gosto pela química. A competição é boa por isso, porque foge das questões triviais do ensino médio. Ela liberta o aluno para ir além, para estabelecer metas e buscar um objetivo e isso pode refletir no nosso futuro", explicou o jovem, que ainda não decidiu que profissão pretende seguir, mas aposta na área de exatas.

O coordenador da Obaq, Lafaiete Almeida Cardoso, disse que a competição alcança seu objetivo com exemplos como o de Gustavo, que despertou seu interesse na área. "É importante porque populariza o estudo da química e ajuda a descobrir novos talentos, além de proporcionar um maior entrosamento entre professores do ensino médio e da universidade", disse, acrescentando que a parceria com empresas e instituições são fundamentais para realização da olimpíada.

Esse também é compromisso da Braskem ao apoiar a competição. "A Braskem acredita que as soluções sustentáveis da química e do plástico tornam a vida melhor. Por isso buscamos apoiar iniciativas como essa, que fomentam a educação e estimulam a dedicação de jovens às ciências", afirma o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.