Notícias

1 17/08/2018 23:24

O Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) de Santo Antônio de Jesus, coronel Jáder Martins, esteve no Levante a Voz desta sexta-feira (17/8), na Rádio Andaiá FM, para falar sobre segurança pública. Durante entrevista ao repórter Itajay Júnior, o comandante falou sobre a importância de se criar uma cultura de prevenção, onde a participação e mobilização de todos os moradores da comunidade resultarão em uma qualidade de vida melhor no aspecto da segurança pública.

 Ele esclareceu ainda, que tomando medidas básicas de prevenção, pode se obter a redução ou até eliminação de ações delituosas, atentando às particularidades do local. "As ações coordenadas das instituições têm um resultado muito rápido", disse. O comandante destacou a preocupação do Prefeito da cidade, Rogério Andrade em colaborar com a segurança pública, como a solicitação para instalação de uma companhia da PM no bairro da Urbis 4. "O equipamento já está sendo construído pela Prefeitura", afirmou o coronel Jáder Martins. 

O comandante do 14º BPM convidou, também, o cidadão a comparecer á sede do Batalhão para levar suas demandas e sugestões. "A comunidade pode contribuir nos ofertando melhorias para esse policiamento", sugeriu o coronel Jáder Martins.  Confira!

 Itajay Junior - A Polícia agir junto da população tem o contexto da polícia integrada à cidadania. Como o senhor está trabalhando isso com a tropa?

Coronel Jáder Martins -  Desde que chegamos aqui, em novembro (de 2017), sempre estamos pregando a ideia de ser fiscalizado e cobrado pela sociedade. Tive a satisfação de, na quarta-feira (15/8), estar reunido com a comunidade da Urbis 4 prestando contas do nosso trabalho na cidade e vendo os anseios da comunidade e no que podemos aportar em termos de Polícia Militar. Uma reunião proveitosa com resultados práticos. Dessa forma queremos visitar outro espaço, mas preciso ser demandado pela comunidade ou alguém que a represente. No meu entendimento quem representa é o vereador, o cidadão que foi eleito pela comunidade para poder pensar melhorias para aquela comunidade.

Nesse caminho, estamos visitando essas comunidades, mas esperando que o vereador nos diga: Já marcamos reunião na comunidade tal. E a PM vai. Porque se eu chegar como PM no local não vão imaginar que estou indo lá para discutir políticas públicas ou melhorias, mas para fazer abordagens ou prender alguém. Não é esse mais o caminho da PM, que trabalha na causa e na consequência.

A causa de todos os problemas que vivemos hoje em dia é educação. Tem muita gente que quer trabalhar, mas não tem emprego. Não posso ir na comunidade pensando somente em abordagem ou prisão, mas para ver aquilo que posso contribuir para a melhoria daquela comunidade. Temos o Programa de Erradicação das Drogas - PROED e formamos mês passado 426 crianças e adolescentes, que é voltado para tirá-las do mundo das drogas, é de cunho educacional e é a PM trabalhando na causa e não na consequência, que está aí. É o cidadão usuário de drogas, viciado. O que não queremos é que ele vire traficante, que nossos jovens fiquem em situação de vulnerabilidade como está aí. Queremos discutir com a comunidade qual a melhor forma de fazermos o policiamento.

Um vereador nos ligou num domingo e falou de uma situação que ele observava numa comunidade. De imediato fomos lá e resolvemos a situação. É isso que queremos, Não temos bola de cristal, mas se formos demandados pela comunidade e vereadores, queremos estar perto de vocês e fazer um trabalho compartilhado. Da sociedade dizer para a PM qual a melhor forma que ela quer ser atendida. Não vou prometer que vou em todos os lugares, mas naquilo que for possível.

Itajay Junior - E está sendo construída uma Companhia da Polícia Militar na Urbis 4?

Coronel Jáder Martins - O equipamento já está sendo construído pela Prefeitura. O prefeito esteve conosco numa reunião domingo 13h30 da tarde. Veja a preocupação do gestor público. 'Coronel como a gente vai resolver? Já estive lá e me comprometi com a comunidade'. Fomos lá dar uma devolutiva á comunidade. Dizer quem vai comandar e como a o equipamento vai se portar. Um local extremamente estratégico para nós porque fica perto de vias, da BR, da UFRB, Policlínica e o Mutum. A Companhia vai estar bem instalada e abraçada com a comunidade, que é fundamental para o trabalho da PM. O equipamento da PM ao chegar, entende que fará parte da comunidade também. A Companhia que vai pra lá é responsável por toda área do Batalhão".

Itajay Junior - O senhor pediu para que as pessoas não avisem nas redes sociais onde as blitzen estão acontecendo.

Coronel Jáder Martins - Nós provamos que temos carros irregulares e clonados rodando na cidade. O cidadão rouba ou clona um veículo traz um dissabor porque são marginais que estão vindo para a cidade. A comunidade e você, que é do bem e pensa o melhor para sua cidade, colabore conosco. Estamos diuturnamente nas ruas pensando o melhor para a cidade. Não podemos imaginar que o veículo clonado ou irregular seja algo benéfico. Nós precisamos tirar esse veículo de circulação. O crime na cidade roda em duas rodas. Os ilícitos são perpetrados por dois elementos de moto praticando delitos na cidade. E não dá para dizer que vamos resolver esse problema. Isso é utopia. O número de motos é muito grande e eles atuam exatamente onde a polícia não está. Aí vem uma pessoa, que nós já identificamos quem é, de forma irresponsável, e já estamos tomando providências sobre isso, até pela profissão que exerce, e é de um nível social alto, fica avisando aonde a polícia está. E fica chamando a gente com termos chulos, como 'Pastor', 'olha o dízimo'.

Isso é um desserviço porque quando você avisa onde a PM está fazendo a blitz, o marginal também está vendo e vai desviar da rota da polícia. Assim, ele vai pegar um cidadão que está passando num determinando horário e sabe que naquele local a polícia não vai atuar. Resultado, ele vai roubar ou furtar o cidadão e pode ocorrer uma tragédia. Se esse cidadão for ferido ou morto, de quem é a responsabilidade? Será que não consigamos imaginar que essa é uma ação nefasta e que não contribui em nada? Você não está permitindo que eu não consigo chegar no elemento. Olha que estamos nas ruas prendendo e recuperando os celulares roubados. O cidadão se quer vai na Delegacia fazer o reconhecimento não só do objeto mas também dos elementos que roubaram.

Comunidade, contribua com nosso trabalho. Não avise onde a PM está fazendo blitz. Vá na Delegacia e registre a ocorrência desses fatos. Nós trabalhamos de forma científica. Quando você registra a ocorrência vem para nós os dados e fazemos uma análise da mancha criminal, onde está acontecendo, horários, quais as características da moto, cor e etc. Até a gente chegar. Estamos até chegando na residência do meliante. Nós entendemos que, irmanados com a comunidade, fazemos uma corrente do bem, e assim vamos prosperar. Não vamos dar vazão para atitudes irresponsáveis.

Aumentamos a taxa de impacto visual na cidade. Quando chegamos aqui tínhamos três viaturas. Colocamos seis viaturas, e final de semana, além dessas seis viaturas, temos a Rondesp, a CIPE Litoral Norte e o Esquadrão Asa Branca. Não se assustem, nesta sexta colocamos na cidade o Esquadrão Asa Branca para fazer o patrulhamento na cidade, abordagens e apreensões de veículos. É uma  garantia a mais para a cidadania. Quando dizem que a polícia não faz mais que sua obrigação, eu concordo. E você, que é cidadão, faz a sua obrigação? Quando você vê coisa errada você denuncia ou se cala? Quando você se cala você também é responsável. Segurança pública é obrigação do Estado, mas é dever e responsabilidade do cidadão, que tem que fazer a sua parte. E uma das suas partes é estar irmanado comigo para pensarmos o bem para a comunidade".

 RONDESP

Itajay Junior - Como está sendo feito o trabalho da Rondesp no município?

Coronel Jáder Martins -  A Rondesp é um equipamento da PM pensado para o combate à marginalidade pesada, o crime organizado. Quando o governador esteve aqui e fez o lançamento desse equipamento para Santo Antônio de Jesus, ele foi claro quando disse que a Rondesp é do Recôncavo e a sede é Santo Antônio de Jesus, no 14º Batalhão, onde tenho um alojamento, que está sendo reformado pela Prefeitura e o prefeito Rogério Andrade é o responsável direto por isso e vai ao quartel verificar como estão as obras, e isso é um carinho especial para a comunidade. A Rondesp é aqui em Santo Antônio de Jesus e que ela é para combate á marginalidade pesada e tem atuado em nosso município como também em Nazaré, Mutuípe, Cruz das Almas, e aonde houver a demanda para a criminalidade pesada a Rondesp estará presente. Para o enfrentamento com o crime organizado, temos também a Companhia de emprego Tático Operacional - CETO, excepcional e do mesmo nível da Rondesp.

Todo confronto que está tendo com a CETO, os marginais têm tido perdas significativas. Porque é uma tropa técnica e especializada com policiais totalmente abnegados. E não é só isso, tenho policiais que atuam no Radiopatrulhamento na 1a e 2a CIA que vem dando resultado excepcional. É esse pessoal do ordinário, que está patrulhando nas periferias e vem fazendo prisão e apreensões. Santo Antônio de Jesus tem uma equipe de policiais militares altamente abnegados. Esses equipamentos que estão vindo, como Rondesp, CIPE Litoral Norte e Esquadrão Asa Branca vem em apoio ao policiamento que já está na cidade, que é de altíssima qualidade. No final de semana temos operações pensadas e a colocando oito, nove viaturas nas ruas, mas a comunidade não fica contando. 

Estamos pensando numa nova ferramenta, que é um número de WhatsApp e devemos divulgar esse número até o final do mês para ficarmos mais próximos da comunidade. Espero que nossas ações cheguem aos rincões da cidade. E que a comunidade nos ofereça sugestões. É nossa intenção instalar uma CIA na Praça Padre Mateus, um local estratégico, perto do comércio, banco e estamos discutindo com a Prefeitura qual a melhor forma de fazer isso. Preciso contar com o apoio da comunidade. Estamos também vendo um equipamento para instalar, numa casa, que está desocupada, no bairro do São Benedito. Esses equipamentos são melhores que os módulos policiais. Sei que tenho falhas e estou aberto a críticas e sugestões".

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.